Ao longo dos 11 anos da Fundação, contribuímos ajudando mais de um milhão de pessoas.
Ao longo dos seus mais de 60 anos de história, a Elecnor Group construiu uma cultura corporativa baseada no exercício da sua atividade de forma responsável e comprometida, incorporando voluntariamente critérios sociais e ambientais na prática empresarial.
Com a fundação Elecnor, a empresa deu mais um passo nessa estratégia, ampliando o alcance do seu compromisso com os contextos em que atua e com aspectos essenciais da sociedade atual, como a formação e a pesquisa.
Para propiciar uma maior eficácia, o trabalho da Fundação está estreitamente ligado à própria atividade da Elecnor. Assim, a Fundação estabeleceu como âmbitos prioritários de atuação os países onde a empresa está presente. Da mesma forma, os projetos empreendidos estão sempre relacionados com as linhas de negócio em que a Elecnor é um operador reconhecido. Cinco anos depois da sua criação, formalizada em 2008, a Fundação Elecnor se projeta com uma clara visão do seu papel e com valores sólidos que permeiam o conjunto das suas atuações:
A Fundação Elecnor é a principal expressão do compromisso do Grupo Elecnor com a melhoria sustentável da sociedade, especialmente nos territórios e países onde a Elecnor está presente. Um compromisso que procura dar valor ao lado mais humano da engenharia por meio de ações e projetos em duas áreas principais:
01/
O desenvolvimento de infraestruturas de tipo social, projetando o que a Elecnor sabe fazer melhor (infraestruturas, energia e água) em benefício de quem mais precisa e do meio ambiente.
02/
O estimulo à formação e à pesquisa para fomentar o desenvolvimento e projeção profissional dos jovens.
Mudança: os projetos da Fundação Elecnor procuram uma multiplicação de efeitos capaz de transformar positivamente os modos de vida, as condições econômicas e as perspectivas de futuro das coletividades sociais beneficiárias.
Inovação: os projetos da Fundação Elecnor contribuem com a ampla capacidade de P&D+I da Elecnor, o que permite implementar soluções ajustadas às necessidades que atendem e garantir plenamente a sua eficácia.
Sustentabilidade: os projetos da Fundação Elecnor são viáveis a longo prazo a partir dos pontos de vista técnico, econômico e de gestão.
Cooperação: os projetos da Fundação Elecnor procuram a cumplicidade e o envolvimento dos funcionários da Elecnor, dos seus clientes, fornecedores e acionistas, assim como de todas as entidades públicas, privadas e sociais que quiserem compartilhar a mesma ambição de avançar para um mundo melhor.
A Fundação Elecnor, como parte do Grupo Elecnor, está integrada no âmbito do Sistema de Conformidade do Grupo e, portanto, sujeita ao mesmo nível de exigência em matéria de gestão ética e conformidade normativa. Desta forma, transmite o mesmo estilo corporativo responsável nas suas relações com patronos, colaboradores, beneficiários, representantes sociais, etc.
Nesse sentido, a Fundação promove continuamente que todas as ações sejam realizadas com os mais altos padrões éticos, aplicando o princípio de tolerância zero para más práticas em matéria de ética e integridade, e espera que os seus colaboradores e todas as pessoas com quem se relaciona mantenham uma conduta alinhada com os princípios do Código Ético do Grupo Elecnor, às normas nas quais se baseia, bem como às políticas e procedimentos que o implementam.
Somos um dos principais agentes de desenvolvimento e progresso da sociedade. Os projetos de infraestrutura, energias renováveis, água ou ambientais oferecem soluções para alguns desafios atuais e futuros, como as mudanças climáticas, a redução das desigualdades e a democratização do acesso à energia, entre outros.
Ao aderir ao Pacto Global das Nações Unidas formalizamos nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os 10 Princípios do Pacto Global nas áreas de direitos humanos, normas trabalhistas, meio ambiente e no combate à corrupção.
Estrutura de governança
Conselho de Curadores
Fernando
Azaola Arteche
Presidente
Rocío
Cervera Earle
Juan
Prado Rey-Baltar
Carmen
González de Aguilar Alonso-Urquijo
Vice-Presidente Secretário
Conselho de Curadores
Alberto
García de los Angeles
José Luis
Estallo Gastón
Úrsula
Albizuri Delclaux
Guillermo
Planas Roca
Javier
Esquivias Villalobos
Diretor
Jorge Ballester Surroca