O empreendedorismo como veículo de inovação é um dos paradigmas da nova economia. As grandes corporações adotaram a mentalidade e os modelos de negócios das startups como ferramentas de crescimento. Nas grandes empresas de todo o mundo, programas de empreendedorismo corporativo e mecanismos de inovação, como incubadoras, aceleradoras e até plataformas de investimento como corporate venture capital, são comuns. Ao mesmo tempo, a responsabilidade social corporativa está migrando de abordagens assistenciais para investimento socialmente responsável (ESG).
Os profissionais matriculados neste programa, patrocinado pela Fundación Elecnor e oferecido conjuntamente pela Deusto Business School e ICADE Business School, estudam as iniciativas empreendedoras mais avançadas das grandes corporações, explicadas pelos executivos que as lideraram. O programa de 40 horas decorre de outubro a julho, sendo necessário apresentar um projeto final em julho perante um júri de especialistas da Universidade de Deusto e da Universidade Pontifícia de Comillas, presidido por uma autoridade de alto nível.
Paralelamente, ao longo do curso, cada participante é acompanhado por um tutor e tem acesso a uma série de workshops complementares que ajudam a orientar o projeto final, desenvolvido em equipes híbridas de alunos dos programas Liderança em Empreendedorismo Público e Corporativo (PLPE-PLCE):
Cerimônia de encerramento dos programas de liderança em inovação da Deusto Business e Icade School
A ex-vice-presidente primeira do Governo da Espanha e Presidente da Comissão de Igualdade do Congresso dos Deputados, Carmen Calvo, foi responsável por encerrar, na quarta-feira, 29 de junho, na sede de Madrid da Deusto Business School, a edição do ano acadêmico 2021-2022. No dia 4 de novembro, no Paraninfo da Universidade de Deusto, Campus de Bilbao, realizou-se a Cerimônia de Graduação das turmas 2021/2022 dos programas Deusto Business School Executive Education.
O reitor da faculdade, Álvaro de la Rica, destacou a colaboração com a Fundación Elecnor. A seguir, os comentários dos dois executivos da Elecnor que completaram o programa em 2022:
Luis Fernández Gorostiza – Diretor Audeca
“O que mais me impressionou nos programas de liderança em empreendedorismo corporativo (que é o que fiz) foi como todos os módulos incluíram exemplos de empresas de sucesso. Além disso, o fato de ser um curso com alunos de diferentes áreas profissionais proporciona uma perspectiva muito ampla e nos abre a mente quando se trata de colocar a inovação em prática. Finalmente, permitiu-me conectar com pessoas que podem fornecer contatos de startups que podem nos servir e serem aplicáveis às nossas atividades.”
Manuel Vázquez – Diretor de Produção da Enerfín
“A inovação impulsiona o crescimento e o empreendedorismo dentro das corporações, sendo uma ferramenta fundamental para acelerar processos. Este programa capacitou-me para explorar novos caminhos para a evolução, desenvolvimento e transformação do nosso negócio, a fim de enfrentar os desafios atuais e futuros.”
Programa de Liderança em Empreendedorismo e Inovação (PLEI) 2022-2023
Para o curso 2022-2023, o programa evoluiu e os programas PLPE e PLCE foram fundidos. Desta forma, profissionais dos setores público e privado coexistem em um único ecossistema, compartilhando suas experiências de forma mais próxima. No dia 24 de outubro, José Bayón, CEO da Enisa (Empresa Nacional de Inovação), participou da sessão inaugural do Programa de Liderança em Empreendedorismo e Inovação (PLEI) para explicar aos participantes alguns aspectos básicos, como a importância do empreendedorismo e da inovação aberta.