Como resultado da colaboração entre a Fundação Elecnor e a Área de Engenharia Elétrica da ETSII-UPM, foi lançado o projeto Ingenia-Store dentro da disciplina Engenharia de um Sistema Elétrico.
Em três anos, pretende-se incorporar nesta disciplina o estudo de sistemas de armazenamento com baterias de lítio associados à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A estrutura desta disciplina do Mestrado em Engenharia Industrial segue o modelo CDIO (Concebe–Desenvolve–Implementa–Opera), com um forte conteúdo experimental e orientada para promover o trabalho em equipa e a sensibilização ambiental. Durante o projeto Ingenia-Store, serão concebidas e construídas três unidades experimentais para realizar a gestão de carga, descarga e armazenamento deste tipo de baterias.
O objetivo do projeto é familiarizar o aluno com os diversos métodos tecnológicos aplicados tanto aos ensaios e à caracterização destas baterias, como às estratégias de controlo que melhor se adaptem à sua utilização em diferentes contextos industriais.