Em 2018, a Fundação Elecnor estabeleceu como objetivo transmitir às crianças do ensino primário seu lema “a segurança não é negociável”. Assim nasceu o projeto Crescendo em Prevenção, que quatro anos depois continua a evoluir. Inicialmente, tratava-se de um programa educativo com atividades presenciais. Contudo, em 2020, no mesmo dia em que a ação educativa começaria nas escolas, foi declarado estado de emergência devido à situação sanitária causada pelo COVID-19, tornando inviável a realização presencial do programa.

A Fundação Elecnor desenvolveu um novo projeto: Crescendo em Prevenção COVID. Tratava-se de um programa educativo com conteúdos digitais, uma ferramenta online que permitiu aos professores ministrar o currículo de forma não presencial, ensinando medidas de prevenção contra o COVID-19 através de conteúdos audiovisuais divertidos e fornecendo à comunidade educativa ferramentas de prevenção com a orientação profissional adequada.

Em 2020, consciente do impacto da crise sanitária e de suas sequelas psicológicas nas crianças, a Fundação Elecnor desenhou um novo projeto educativo denominado Crescendo em Prevenção Emocional, que foi apresentado à Comunidade de Madrid e à Junta da Extremadura para desenvolvimento no ano letivo 2021/2022. Posteriormente, as Comunidades de Castilla-La Mancha e Navarra juntaram-se ao projeto no ano letivo 2022/2023. Nesta última, foi implementado de forma bilíngue (basco/espanhol), com todos os materiais e equipe profissional adaptados. A aceitação por parte de todas as instituições foi muito positiva e decidiram aderir ao projeto.

Para 2023, a projeção é a seguinte:

  • Na Comunidade de Castilla-La Mancha, um novo acordo foi alcançado. O programa será desenvolvido durante o ano letivo 2022/2023 com o objetivo de alcançar 1.676 instituições de ensino, das quais 1.367 são públicas, 126 conveniadas e 183 privadas.
  • Está pendente a resposta da Consejería de Educação da Comunidade de Castilla y León, para contactar um total de 1.676 instituições de ensino, das quais 1.367 são públicas, 126 conveniadas e 183 privadas.
  • Espera-se alcançar 30.000 alunos em mais de 325 instituições.
Fechar