O Grupo Elecnor colabora há 30 anos com a Escola Técnica Superior de Engenharia Industrial (ETSII) e o Departamento de Engenharia Elétrica (DIE) da Universidade Politécnica de Valência através do Programa de Bolsas de Fim de Mestrado. O programa é destinado a estudantes do último ano dos mestrados em Engenharia Industrial e Engenharia Energética para o Desenvolvimento Sustentável. Em cada edição, cinco alunos recebem bolsas para a realização das suas dissertações de mestrado focadas na engenharia elétrica e energética. Atualmente, muitos destes alunos integram os quadros da Elecnor e ocupam cargos de responsabilidade.
As bolsas Elecnor também têm demonstrado ser um meio eficaz de manter o contacto entre universidade e empresa. Estes são os trabalhos que receberam bolsas nos últimos anos:
Bolsas 2021–2022
- Conceção e desenvolvimento de um sistema de instrumentação para um banco de ensaios de máquinas de ímanes permanentes de técnica trapezoidal (Brushless DC PMSM).
- Conceção de um inversor solar para sistemas fotovoltaicos residenciais.
- Análise de medidas de reabilitação energética integral para um edifício residencial em Valência habitado por famílias afetadas pela pobreza energética.
- Projeto de instalação elétrica de uma planta industrial (ou edifício) aplicando técnicas de otimização energética e análise e mitigação de harmónicos.
- Projeto de instalação fotovoltaica de 50 kW em autoconsumo para um centro educativo. Modalidade de autoconsumo com compensação.
Bolsas 2022–2023
- Conceção e implementação de um inversor solar monofásico de 1,5 kW.
- Projeto de instalação fotovoltaica de 50 kW em autoconsumo para um centro educativo. Modalidade de autoconsumo com compensação.
- Análise de medidas de reabilitação energética integral para um edifício de 16 habitações em Paterna habitado por famílias afetadas pela pobreza energética.