Em 2017, foi inaugurada na Angola a primeira instalação operacional do projeto H2OME, que é uma resposta inovadora à escassez de água potável nos países em desenvolvimento e fruto da iniciativa P&D+i do Grupo Elecnor.
Para ajudar a enfrentar o desafio do acesso à água potável em ambientes vulneráveis, a Fundação Elecnor implementou um projeto inovador, automatizado e com tecnologia de última geração para o fornecimento de água potável.
A falta de água própria para o consumo humano é responsável por sérios problemas de saúde, e o projeto H2OME mostra que a tecnologia pode ajudar a amenizar essa séria adversidade.
A instalação na Angola foi concebida para fornecer água potável a 10.000 pessoas em Gove, província de Huambo. A inauguração ocorreu em 20 de março de 2017, com grande aceitação popular e sólido apoio institucional.
Água, saúde e educação
O H2OME é uma solução versátil e sustentável desenvolvida pelo departamento de P&D+i da Elecnor. Ela foi criada a partir de contêineres marítimos que são resgatados, redesenhados e restaurados para construir uma estrutura móvel em dois níveis, fácil de instalar e transportar.
Mas o H2OME é muito mais do que apenas uma estrutura física; as crianças poderão desfrutar de uma biblioteca audiovisual de 100 m2 que já tem mais de 3.000 livros, computadores, DVD e televisão para transmitir documentários e filmes que ajudarão na formação dos alunos. Será como abrir uma janela para um novo mundo e para o conhecimento. Será mais um passo rumo à igualdade de oportunidades. E, para garantir o melhor uso dessas instalações, os próprios professores da escola de
Gove criarão uma programação para que as crianças possam aproveitar o espaço e essa oportunidade valiosa de acesso à informação e formação dos alunos.
Com a instalação do H2OME em Angola, a água chega diretamente à escola e ao hospital de Gove e também é distribuída entre onze fontes para toda a população, a fim de atingir o máximo de pessoas.
O H2OME é também o primeiro espaço público de Gove criado para receber atividades educativas e recreativas com a iluminação certa e em um ambiente seguro.
A relevância deste projeto único foi reconhecida publicamente: