A particularidade deste projeto está na combinação de energia solar fotovoltaica e água para sua execução. Por isso recebeu o nome de Sinergia, que significa a conjunção de dois elementos, nesse caso a energia e a água, proporcionando um resultado maior do que se fossem usados separadamente.
O Projeto Sinergia, em Totoral, surgiu como resultado da colaboração com o INDAP, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério de Agricultura chileno, com o objetivo de levar água e energia a essa região. Esse projeto já tem várias edições complementares desde 2014.
Totoral é um povoado no deserto do Atacama (no Chile), uma antiga comunidade que desenvolve atividades agropecuárias e é abastecida pelas nascentes de água das proximidades. Está a 132 km a sudoeste da capital regional, Copiapó. Devido à implantação dessas instalações, foi possível levar energia limpa e sustentável a todos os habitantes em suas casas, praça, colégio, igreja e parque; aumentar o desenvolvimento socioeconômico da região melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes; e desenvolver as capacidades técnicas e administrativas para o seu funcionamento adequado.
O Projeto consiste no seguinte:
Graças a essas instalações o projeto conseguiu:
O apoio do INDAP
O INDAP é uma entidade dependente do Ministério da Agricultura chileno cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento dos pequenos produtores agrícolas por meio de ações de incentivo produtivo orientadas para a criação e fortalecimento do capital humano, financeiro e produtivo. Sua última missão consiste em contribuir para a eliminação da pobreza e para a sustentabilidade e competitividade da agricultura nacional.
Com o mesmo objetivo, a Fundación Elecnor firmou um convênio com esse organismo para co-financiar o Projeto Sinergia.
Visando assegurar a sustentabilidade do projeto, foi colocado em marcha um programa de voluntariado corporativo cujo objetivo é oferecer assistência técnica e formação à população local na manutenção das instalações construídas.