A ligação da Elecnor com Honduras remonta há mais de 30 anos, o que explica o porquê de o primeiro projeto no âmbito da Infraestrutura Social ter sido desenvolvido nesse país.
O Projeto Ilumina consistiu na instalação de 124 sistemas fotovoltaicos em três escolas, corpo de bombeiros, serviço de ambulâncias, outras regiões comunitárias e nas casas das comunidades de Agua Fría e Bañaderos no povoado de Agua Fría, Palo Verde na aldeia de El Zurzular, e Quebrada Arriba na aldeia de Joyas del Carballo, todas elas no município de Cantarranas no Departamento de Francisco Morazán.
O objetivo era fornecer energia limpa e sustentável para beneficiar todos os habitantes das comunidades dessa região.
Com este projeto, contribuiu-se para obter um maior desenvolvimento econômico e melhorar as condições de vida dessa comunidade, fomentando o investimento de pequenas empresas locais e a economia nos custos de iluminação por combustível ou lenha, reduzindo a produção de CO2.
O Projeto Ilumina foi inaugurado em setembro de 2012 e seu desenvolvimento teve tamanho sucesso que foi feita uma proposta à prefeitura de Cantarranas para ampliar as ações a mais povoados que não tivessem energia elétrica na região.
Voluntariado
A Fundação Elecnor também envolveu os funcionários da empresa por meio do desenvolvimento de uma ação paralela com a coleta de livros e brinquedos educativos para as três escolas do município. Foram recolhidos mais de 1.300 livros e mais de 800 jogos e brinquedos que se encontram agora disponíveis nas bibliotecas e ludotecas criadas nos dois centros do município hondurenho.
A Prefeitura de Madri colabora com a Fundação Elecnor no Projeto Ilumina
Com o objetivo de lutar contra a pobreza e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento humano nos países em vias de desenvolvimento, a Prefeitura de Madri e a Fundação Elecnor assinaram um acordo de parceria para avançarem com projetos de cooperação de base tecnológica e para a realização de outros na área da prevenção e promoção da saúde.
No final de 2012, a Prefeitura apresentou como proposta à Fundação Elecnor um projeto formativo de Educação para a Saúde e Epidemiologia Básica que irá abordar os seguintes aspectos: