O projeto constitui a primeira ação de Infraestrutura Social da Fundação Elecnor no continente africano, um dos primeiros destinos da expansão internacional de Elecnor na década de 80.
O Projeto Solar Back-Up Systems tem como objetivo reforçar o fornecimento elétrico de seis hospitais e três clínicas que são gerenciados pelas congregações das Irmãs Hospitalares do Sagrado Coração de Jesus, as irmãs da Caridade de Santa Ana e o Ministério da Saúde de Gana. Essas instalações, que atendem uma média de 500 mil pacientes e realizam mais de 7 mil intervenções cirúrgicas por ano, têm fornecimento elétrico da rede, mas a sua má qualidade não permite um funcionamento correto das áreas mais importantes: salas de operação, maternidade, emergência, laboratório e administração.
O projeto consiste na instalação de sistemas back-up com baterias solares e carregadores-inversores que, reforçados com painéis solares, garantam o fornecimento elétrico da rede em casos críticos em que as alterações de tensão provocam cortes de luz. Concretamente, serão instalados 21 sistemas compostos por um inversor-carregador, juntamente com um conjunto de baterias de ciclo profundo e reforçado com painéis solares que vão garantir o correto fornecimento elétrico nos diversos serviços médicos.
O inversor-carregador constitui o coração do sistema. As suas funções consistem em acumular energia nas baterias enquanto existe fornecimento elétrico e monitorar a qualidade e continuidade do fornecimento elétrico, decidindo se trabalha em modo de carregador ou, caso tenha sido detectada uma falha, passar ao modo inversor. Os painéis solares de modelo A-230w foram fornecidos pela Atersa, filial fotovoltaica da Elecnor.
Áreas beneficiadas pelo Projeto Solar Back-Up Systems
Congregação das Irmãs Hospitalares do Sagrado Coração de Jesus
Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Ana
Ministério da Saúde