Esse projeto criado em junho de 2017 tinha como objetivo apoiar o processo de educação e formação cultural da população local, especialmente crianças e adolescentes da etnia miskito, por meio do uso sustentável das TICs. Cerca de 3.800 pessoas foram beneficiadas.
Para a implementação do Projeto de Empreendedorismo e Aprendizagem Digital (PEAD), a Fundação Elecnor, juntamente com o Plan International Nicaragua, participou da convocatória das organizações governamentais de desenvolvimento pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) em 2015.
O PEAD beneficiou diretamente 3.778 pessoas de seis comunidades remotas de Francia Sirpi, no norte da Nicarágua. Essa é a região mais vulnerável do país do ponto de vista social, com um grau severo de pobreza de 71%. Também é a área com maior concentração de população indígena. Ali residem 70% do total de indígenas e afrodescendentes de toda a Nicarágua. E dentro desse segmento, a etnia miskito é a maioria, representando 91% das comunidades inclusas no projeto.
Devido à falta de eletricidade, há grandes problemas de contaminação pelo uso de lâmpadas de querosene, baterias e, em casos mais raros, de motores a diesel. Nas comunidades indígenas, prevalecem os obstáculos culturais que dificultam a implementação de novas tecnologias e o acesso à energia, aumentando seu isolamento tecnológico
Implantação do quiosque digital
O quiosque digital é um espaço comunitário composto por uma sala de aula ligada à escola local da comunidade e que abriga vários serviços tecnológicos de informação e conhecimento.
A sustentabilidade do projeto baseia-se na existência de um modelo inclusivo de gestão comunitária para que possa ser sustentável em longo prazo, cobrando valores irrisórios pelos serviços, bem como na instalação de um sistema fotovoltaico de alta qualidade que conta com os mais altos padrões de qualidade e garante sua operação independentemente do acesso à eletricidade.
Levando em conta as possíveis situações de ausência de radiação solar, foram incorporados sistemas de recarregamento de baterias que garantem a operação delas por três dias. Além disso, o sistema inclui um conector de satélite que permite quatro horas de download diário de dados e a possibilidade de comunicação telefônica, recarga de celular ou impressão e digitalização de documentos. Esses serviços custearão a manutenção e permitirão a geração de empregos de colarinho verde.
Principais ações
Esse modelo pode ser exportado para outras áreas da Nicarágua, onde a lacuna social e tecnológica é grande. Veja a seguir as principais ações realizadas pelo projeto: