Energia é saúde
O Hospital San Juan de Dios é um centro privado sem fins lucrativos. Sua gestão é confiada à Ordem Hospitaleira dos Irmãos de San Juan de Dios, que aplica todos os programas nacionais de saúde pública para oferecer um serviço de saúde completo e de qualidade, acessível às populações desfavorecidas.
PROBLEMÁTICA
O Hospital San Juan de Dios, localizado em Thiés (Senegal), é especialmente reconhecido por atender todos os pacientes gratuitamente, sem distinção, evitando qualquer tipo de discriminação e promovendo respeito e igualdade em todo o país. No entanto, a obsolescência de suas instalações resultava em alto risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, dificultando o trabalho de médicos e enfermeiros do hospital e colocando em risco a vida e a saúde dos pacientes, gerando, ao mesmo tempo, elevados custos de manutenção.
SOLUÇÃO
O sistema fotovoltaico implementado pela Health Energy fornece 50% do consumo mensal de eletricidade do hospital, reduzindo significativamente a fatura. Equipado com um sistema de telegestão que permite visualizar em tempo real o nível de consumo elétrico e a cota de cada serviço, possibilita redirecionar a economia para outros investimentos. A solução técnica adotada baseia-se na instalação de um sistema fotovoltaico de 250 kWp ligado à rede, sem sistema de armazenamento, combinado com um grupo diesel. O objetivo deste sistema é reduzir o consumo de energia e garantir um fornecimento elétrico adequado para os serviços médicos do hospital. A economia nos custos de energia permitirá também a aquisição de máquinas modernizadas para a detecção e tratamento de doenças, além de medicamentos e vacinas para reduzir a taxa de mortalidade do país.
Graças a este projeto, em colaboração e cofinanciado pela ONG Manos Unidas, os 500.000 habitantes da região de Thiés terão acesso a um hospital seguro que, sem dúvida, melhorará seu bem-estar e qualidade de vida.
SOLUCIÓN
El sistema fotovoltaico que implementa Health Energy proporciona el 50% del consumo mensual de electricidad del hospital, de esta forma, se reducirá sensiblemente la factura. Dotado de un sistema de telegestión que permite visualizar en tiempo real el nivel de consumo eléctrico y la cuota de cada servicio, permitirá reorientar el ahorro hacia otras inversiones. La solución técnica adoptada se basa en la instalación de un sistema fotovoltaico de 250 kWp conectado a la red, sin sistema de almacenamiento y combinado con un grupo diésel. El propósito de este sistema es reducir el consumo energético y asegurar un suministro eléctrico adecuado a los servicios médicos del hospital. El ahorro en los costes de energía permitirá, asimismo, la adquisición de maquinaria modernizada para la detección y tratamiento de enfermedades, medicamentos y vacunas para reducir la tasa de mortalidad del país.
Gracias a este proyecto en colaboración y cofinanciado con la ONG Manos Unidas, los 500.000 habitantes de la región de Thiés dispondrán de un hospital seguro que mejorará, sin duda, su bienestar y calidad de vida.