Ar limpo para quem mais precisa

A Fundação Elecnor é membro do Conselho da Casa desde 2013, ano em que a Elecnor construiu esta residência para 30 famílias e implementou o projeto de eficiência energética nas suas instalações. A Casa Ronald McDonald de Madrid oferece um “lar longe de casa” para as famílias que se deslocam longe de sua residência habitual, para que seus filhos recebam tratamento médico.

A chegada da pandemia de COVID-19 tornou necessário garantir a qualidade do ar em espaços fechados, especialmente em locais de alta sensibilidade, como é o caso da Casa Ronald McDonald. Assim nasceu o projeto “Nos Importa o Ar que Você Respira”. O objetivo deste projeto era minimizar a possível exposição dos usuários da Casa ao COVID-19 e a outros vírus, através de medidas de melhoria e renovação do ar, bem como outras ações complementares. A tecnologia implantada neste projeto foi selecionada pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) na convocatória de Projetos de P&D e Investimento para enfrentar a emergência sanitária declarada pelo COVID-19.

Durante o seu desenvolvimento, o projeto levou em conta as recomendações de agências internacionais e organizações profissionais competentes e com experiência acreditada, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), ASHRAE, CDC, REHVA ou a Federação de Associações de Qualidade Ambiental de Interiores (FEDECAI). Fernando Padros, Diretor Geral de Hospitais e Infraestruturas Sanitárias da Comunidade de Madrid, inaugurou a Casa: “Ter um espaço onde as famílias possam conviver acompanhando crianças hospitalizadas e contar com recursos que melhorem a segurança do ar são fatores que, sem dúvida, ajudam a facilitar e melhorar a qualidade do tempo que passam aqui.”

OBJETIVOS PRINCIPAIS DO PROJETO

  • Realizar o tratamento do ar interior, melhorando sua qualidade ao eliminar contaminantes nocivos à saúde das pessoas que residem na Casa.
  • Monitorar continuamente a qualidade do ar por meio da medição de compostos orgânicos e partículas.
  • Controlar a temperatura e monitorar o número de pessoas que acessam a Casa, para reduzir o risco de contágio.
  • Manter corretamente as instalações, realizando as ações legalmente exigidas e adicionais requeridas pelos equipamentos instalados.
  • Operar as instalações do edifício e monitorar continuamente seu funcionamento para evitar falhas que possam afetar não apenas o conforto da Casa, mas também a qualidade do ar interior.


    DETALHES DO PROJETO

    Instalação de sistemas de filtragem de ar nos condicionadores de ar centrais:

    • Sistemas de Polarização Ativa SIPAP®: Estes sistemas reduzem o consumo de energia dos condicionadores de ar devido à sua baixa perda de carga, reduzem as emissões de CO2 e apresentam um custo de manutenção muito inferior aos filtros tradicionais.
    • Sistemas de Fotocatálise SFEG®: Estes sistemas tratam o fluxo de ar dos condicionadores para eliminar microrganismos (vírus, bactérias, fungos e leveduras) e reduzir o risco de contaminação por compostos químicos (NOx, COV, SO2, etc.). Combinam a luz ultravioleta germicida UVGI e a oxidação por radicais hidroxila, desativando o DNA e RNA dos microrganismos.

    Sistemas de purificação do ar nas áreas comuns:

    • Sistemas de purificação e filtragem de ar SIAV com UVGI: Um dos fatores chave para a saúde da Casa é a renovação e limpeza do ar nas diferentes salas, especialmente em áreas com maior ocupação, como salas de atividades e refeitório. Os sistemas SIAV melhoram a qualidade do ar interior, filtrando contaminantes e purificando exaustivamente o ar nos locais onde atuam


    Vídeos

    Fechar