A Organização de Estados Ibero-americanos e a Fundación Elecnor levam energia a 90 escolas do Uruguai

16/07/2013

Mediante la firma de un convenio con la Fundación Elecnor, la compañía uruguaya Montes del Plata se comprometió a viabilizar el suministro energético en escuelas públicas del interior del país de su zona de influencia que actualmente carecen de electricidad.

A Fundação Elecnor assinou um convênio com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) para o desenvolvimento conjunto no Uruguai do projeto Luzes para Aprender, que envolverá levar energia elétrica para cerca de 90 escolas rurais do país ibero-americano, ou seja, a totalidade dos centros que carecem dela. O objetivo é melhorar as condições de vida e educacionais de milhares de crianças na região, que são parte dos cerca de 1,4 bilhão de pessoas no mundo - uma em cada cinco - que não dispõem de eletricidade, um fator fundamental para garantir uma educação de qualidade.

O convênio foi subscrito em Madri por Álvaro Marchesi, secretário-geral da OEI, e Rafael Martín de Bustamante, diretor-executivo da Elecnor.

projeto consiste na instalação de um sistema fotovoltaico em cada uma das escolas, de forma que disporão de energia renovável, sustentável e respeitosa do meio ambiente, para cobrir as necessidades de iluminação interna e externa do centro, além de fornecer energia para uso de equipamentos tecnológicos e de comunicação, como TVs, computadores e telefones celulares, entre outros. O fornecimento e a gestão dos equipamentos e sistemas necessários para o acesso desses centros à Internet serão responsabilidade do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai (MEC) através do Plano CEIBAL (Conectividade Educativa de Informática Básica para a Aprendizagem online).

O desenvolvimento do projeto será realizado em duas fases e prevê-se que esteja totalmente finalizado por volta de 31 de outubro de 2014. Em conjunto, este projeto terá um valor de cerca de 1,3 milhões de dólares (equivalentes a cerca de 1.014.000 euros).

Em virtude do convênio, a Fundação Elecnor fornecerá os elementos necessários, garantindo seu transporte, instalação e colocação em funcionamento, assim como a manutenção preventiva e corretiva durante o período de garantia. Também vai se encarregar de capacitar e treinar sobre o uso e manutenção do sistema as pessoas designadas em cada uma das comunidades beneficiárias.

Luzes para Aprender da OEI, levando luz e Internet para 66.000 escolas da América Latina

A iniciativa Luzes para Aprender Uruguai inscreve-se no projeto ibero-americano Luzes para Aprender, coordenado pela OEI, cujo objetivo é a instalação de módulos fotovoltaicos para o abastecimento de energia elétrica e fornecimento de computadores, com sua correspondente conexão à internet, para mais de 66.000 escolas da região ibero-americana durante um período de 3 anos, ou seja, até o fim de 2014.

O projeto Luzes para Aprender foi aprovado na XXII Conferência Ibero-Americana de Ministros de Educação, realizada no Paraguai em setembro de 2011. Tem origem nas “Metas Educativas 2021”, aprovadas pelos Chefes de Estado e de Governo na XX Cúpula Ibero-Americana de dezembro de 2010.

Pretende abordar desafios não solucionados na região ibero-americana, como o acesso a educação pública de qualidade que ofereça melhores oportunidades para meninas e meninos, e lhes permita fazer frente à pobreza e à desigualdade, assim como contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades onde se encontram. Também procura abordar novos desafios educacionais, como a incorporação das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ao ensino, e dar fim ao isolamento das comunidades rurais que historicamente ficaram para trás em relação aos avanços tecnológicos.

Além do Uruguai, os países ibero-americanos que participam do projeto Luzes para Aprender são Colômbia, Paraguai, El Salvador, República Dominicana, Peru, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Equador e Bolívia.

O protocolo específico para realizar este projeto Luzes para Aprender na República Oriental do Uruguai foi assinado em 29 de maio de 2012 entre o Ministério de Educação e Cultura do Uruguai e a OEI.

Fundação Elecnor: levando energia e água para comunidades desfavorecidas

O projeto Luzes para Aprender Uruguai reúne-se a outros projetos que a Fundação Elecnor vem desenvolvendo de forma ativa na América Latina e na África para fazer chegar um abastecimento seguro e sustentável de energia e água para comunidades desfavorecidas. É o caso do projeto Ilumina, em Honduras, com que foi levada energia solar fotovoltaica para um núcleo de vilarejos no município de Cantarranas; de Loma Atravesada, na República Dominicana, facilitando o acesso de núcleos de população isolados à rede elétrica nacional; de Sinergia, no Chile, que integra o acesso à eletricidade e à água potável, e do fornecimento de equipamentos de reforço do abastecimento elétrico em 9 centros sanitários de Gana.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar