A Fundação Elecnor inicia sua colaboração com África
No âmbito de Infraestrutura Social, um dos 3 contemplados pela Fundación Elecnor, acaba de ser iniciado o primeiro projeto da entidade em Gana, África.
Para estabelecer as bases do projeto, a Fundação entrou em contato com duas congregações espanholas no país há muitos anos que, graças a seu esforço e dedicação, conseguiram levantar e organizar dois hospitais e três centros de saúde. Em diversas ocasiões, estas instalações receberam condecorações do Ministério de Saúde de Gana. As congregações são: as Hermanas Hospitalarias del Sagrado Corazón de Jesús e as Hermanas de la Caridad de Santa Ana.
A congregação das Hermanas del Sagrado Corazón de Jesús leva atendendo há vários anos o hospital de São Francisco Xavier, localizado no município de Assin de Fosso. Para ter uma ideia da sua dimensão e trabalho, basta observar alguns dados de 2010: atendimento a aprox. 150 mil pacientes, quatro mil dos quais foram submetidos a uma operação; mais de 150 mil análises clínicas, 4.300 radiografias, etc...
Um dos problemas que esta instalação hospitalar enfrenta são as instalações elétricas obsoletas. Isto faz com que seja muito elevado o risco de interrupção ou funcionamento instável por problemas no abastecimento elétrico. Na verdade, o abastecimento elétrico nos países em desenvolvimento tem como característica comum a falta de estabilidade, tanto na continuidade como na qualidade, dificultando e encarecendo a maioria dos serviços que dependem do abastecimento.
Para ajudar a enfrentar este perigoso risco, a Fundación Elecnor iniciou este projeto Solar Back-up systems, que consiste na instalação de 21 sistemas compostos por um inversor-carregador, unido a um conjunto de baterias de ciclo profundo e reforçado com painéis solares que garantem o correto abastecimento elétrico nos diferentes serviços médicos mais vulneráveis como: salas de cirurgia, maternidade, serviço de urgências, laboratório e administração.
Estes painéis, cuja geração é em corrente contínua, são ligados de forma direta à rede alterna com um inversor de rede da mesma potência. Desta forma, caso não necessário o uso back-up, a energia gerada pelos painéis não é perdida, mas sim injetada na rede, reduzindo o consumo elétrico geral do centro hospitalar.
Como ponto formal de início deste compromisso com o país, a Fundación Elecnor assinou no dia 25 de abril em Accra, capital de Gana, um acordo de colaboração com o Ministro de Energia de Gana que simboliza o apoio oficial ao primeiro projeto na África.