A Fundação Infantil Ronald McDonald e Fundação Elecnor colaboram na construção da Casa Ronald McDonald de Madri

24/05/2013

O presidente da Fundação Infantil Ronald McDonald, Ramón Lamazares, e seu homólogo na Fundação Elecnor, Fernando Azaola, assinaram hoje um acordo de colaboração para a construção eficiente da Casa Ronald McDonald de Madri, um lar para famílias com crianças doentes. Com este acordo, serão aportadas as soluções mais modernas, sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético para reduzir o impacto ambiental e diminuir o custo de manutenção anual da moradia.

No âmbito do convênio, contempla-se a doação de 300.000 euros da Fundação Elecnor para o projeto. Trata-se do montante equivalente ao custo médio anual de manutenção de uma Casa Ronald McDonald. Este aporte, somado à contribuição econômica permanente da McDonald’s, permitirá que a Casa Ronald McDonald de Madri possa ser uma realidade habitável no início de 2014.

Na cerimônia da assinatura também estiveram presentes a presidente e diretora geral da McDonald’s Espanha, Patricia Abril, junto com outros representantes da empresa, da Fundação Elecnor e da Fundação Infantil Ronald McDonald.

O presidente da Fundação Infantil Ronald McDonald, Ramón Lamazares, agradeceu a Fundação Elecnor pela participação no projeto, já que “não apenas permitirá fomentar a pesquisa em eficiência energética, mas também beneficiará as famílias com crianças doentes que vivam na Casa Ronald McDonald de Madri, reduzindo substancialmente os gastos de energia da Casa, e reinvestindo essas economias em outros serviços que tornem sua permanência mais confortável e acolhedora”.

O presidente da Fundação Elecnor, Fernando Azaola, comentou que “é um orgulho poder participar de um projeto como o desenvolvido pela Fundação Infantil Ronald McDonald, que contribui para o bem-estar infantil e nos permite demonstrar o compromisso que a engenharia tem com o ser humano e com a sociedade e que, graças à Cátedra Fundação Elecnor de Energias Renováveis e Eficiência Energética, constituída com a Universidade Politécnica de Madri, podemos trabalhar no desenvolvimento e implementação de critérios de eficiência energética e economia no consumo de energia e água da Casa Ronald McDonald de Madri”.

Por sua vez, a presidente e diretora geral da McDonald’s Espanha, Patricia Abril, garantiu que “a McDonald’s é uma empresa altamente comprometida com a sociedade, que quer devolver parte do que recebe dela, por isso impulsionou a criação e o desenvolvimento da Fundação Infantil Ronald McDonald. Todos os que somos parte da McDonald’s nos sentimos muito orgulhosos por poder contribuir para ajudar crianças e famílias que estão passando por momentos difíceis e precisam de apoio especial.”Por sua vez, a presidente e diretora geral da McDonald’s Espanha, Patricia Abril, garantiu que “a McDonald’s é uma empresa altamente comprometida com a sociedade, que quer devolver parte do que recebe dela, por isso impulsionou a criação e o desenvolvimento da Fundação Infantil Ronald McDonald. Todos os que somos parte da McDonald’s nos sentimos muito orgulhosos por poder contribuir para ajudar crianças e famílias que estão passando por momentos difíceis e precisam de apoio especial.”

Um lar fora do lar caracterizado por sua alta eficiência energética

A Fundação Elecnor colabora com um desenvolvimento que permitirá construir uma moradia caracterizada por sua alta eficiência energética. Neste sentido, no projeto e desenvolvimento da Casa, foram introduzidas algumas das tecnologias mais eficientes, como produção de água quente através de instalação solar térmica e apoio através de bomba de calor geotérmica, produção de água quente e fria para climatização mediante bombas de calor geotérmicas e produção de eletricidade através de painéis solares fotovoltaicos. Tudo isso pretende obter uma redução dos consumos da moradia e conseguir uma economia energética global em torno a 46,5%, em comparação com uma moradia que não dispõe deste tipo de soluções eficientes.

Também está previsto que a eficiência das instalações projetadas reduza as emissões de CO2 em 52,45 toneladas, o que implica em reduzir a uma quarta parte o impacto ambiental deste tipo de instalações, conseguindo o mesmo efeito de plantar mais de 8.700 árvores.

A Casa Ronald McDonald de Madri está localizada no Hospital Infantil Universitário Niño Jesús e contará com 3.000 metros quadrados. Consta de 23 apartamentos diferenciados para cada família, cozinhas, refeitórios, salões, salas de jogos e computadores, ginásio e inclusive área de estudos, para que as crianças não percam o ritmo escolar. As crianças podem se sentir “como em casa” e os pais podem levar uma vida familiar o mais parecida possível com a normalidade. Em resumo, é “um lar fora do lar”.

É a quarta Casa que a Fundação Infantil Ronald McDonald abrirá na Espanha, após as de Barcelona, Málaga e Valência. Desde 2002, em que foi inaugurada a de Barcelona, mais de 654 famílias diferentes se hospedaram, o que representa mais de 2.500 admissões. Quando as quatro Casas Ronald McDonald de Espanha estiverem em funcionamento, haverá um total de 68 quartos, que poderão atender as necessidades de, aproximadamente, 1.000 famílias ao ano em nosso país. Uma ajuda que não apenas não envolve nenhum custo de hospedagem para as famílias, mas também se traduz em uma economia média por família de cerca de € 4.500.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar