Conhecendo de perto a fábrica de produção de Atersa
No quadro de colaboração da Fundação Elecnor com a Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais da Universidade Politécnica de Madri, os estudantes do primeiro ano do Mestrado Universitário em Engenharia Industrial visitaram as instalações da fábrica de Atersa, filial fotovoltaica de Elecnor, em Almussafes, Valência.
Na visita, tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o funcionamento do processo produtivo, com as correspondentes fases, na indústria solar fotovoltaica, desde o início até à realização dos controles de qualidade. O objetivo era aproximar a parte teórica das disciplinas da engenharia ao setor produtivo no terreno empresarial.
Enrique Daroqui, Diretor Técnico de Atersa, explicou aos alunos a realidade do mercado solar, tanto na Espanha como no âmbito internacional. Posteriormente, realizaram um percurso detalhado pelas instalações da fábrica em que puderam conhecer e interagir com o processo de fabrico dos painéis solares.
Graças à relação universidade-empresa, os alunos podem estar em contato com empresas operativas onde são desenvolvidas as tarefas que serviram de conteúdo para a aprendizagem nas aulas. A Cátedra Fundação Elecnor de Energias Renováveis e Eficiência Energética contribui neste sentido para uma maior relação entre o mundo universitário e o nosso Grupo.
A fábrica de Atersa em Almussafes foi inaugurada em 2008 após mais de vinte anos de atividade produtiva noutras localizações na mesma província. Atualmente, conta com instalações de 20.000 m² de produção própria em que trabalham mais de uma centena de profissionais qualificados em 3 turnos.
A fábrica de Atersa oferece engenharia altamente especializada, uma elevada automatização e fornece as melhores soluções integrais e otimizadas para sistemas solares em projetos nacionais e internacionais.