A Fundação Elecnor inaugura o Projeto Sinergia, no Chile
A Fundação Elecnor, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura Chileno (INDAP), inaugurou o projeto Sinergia, uma iniciativa que permitirá fornecer energia e água para as 40 famílias que residem na comunidade de El Totoral, localizada no deserto do Atacama (Chile).
Esse projeto de infraestrutura social foi inaugurado oficialmente no dia 3 de março na presença do Ministro da Agricultura do Chile, Luis Mayol, o Diretor Nacional do INDAP, Ricardo Ariztía; Felipe Martí, Secretário Executivo da Comissão Nacional de Rega; Rafael Coloma, Conselheiro Chefe no Gabinete Econômico e Comercial da Espanha; e Ignacio Prado, Patrono da Fundação Elecnor.
O objetivo do Sinergia consiste em melhorar a situação socioeconômica da região e a qualidade de vida de seus habitantes, que são, em sua maioria, pequenos agricultores que vivem da atividade agrícola que desenvolvem em um ambiente hostil, o deserto.
O projeto contempla, por um lado, a construção de uma central solar de 31 KW para alimentar de energia a fábrica potabilizadora e a rede de abastecimento elétrico, levando luz e água às 32 casas da localidade, além de a outros edifícios públicos (escola, igreja, etc.) e a instalação de quatro postes fotovoltaicos para El Totoral. Também inclui outra central solar fotovoltaica de 51,1 KW para dotar de energia o tanque existente e poder transferir uma média de 648 m3 diários de água para um reservatório regulador de 1.096 m3. Por último, foi instalada uma rede de abastecimento de água para irrigação por gotejamento nas parcelas agrícolas da comunidade.
O Ministro de Agricultura do Chile, Luis Mayol, ressaltou na inauguração: “com iniciativas como esta estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável da pequena agricultura com energia limpa e de baixo custo para os pequenos agricultores”.
Por sua vez, Ignacio Prado, Patrono da Fundação Elecnor, acrescentou que “com o lançamento do projeto Sinergia, a nossa Fundação dá um passo importante no arranque, em toda a América Latina, de projetos destinados a melhorar as condições de vida das pessoas que vivem em áreas com dificuldades de acesso a recursos como a energia ou água potável”.
Além disso, o diretor nacional do INDAP, Ricardo Ariztía, indicou que “o projeto Sinergia vai permitir que os pequenos agricultores da região tenham irrigação automatizada, o que contribuirá para um uso da água mais eficiente, aumentando o rendimento e reduzindo os custos de produção”.
Estimulando o desenvolvimento sustentável na América Latina
O projeto Sinergia não é o único desenvolvido pela Fundação Elecnor na América Latina. O trabalho da Fundação, bem como o da própria atividade da Elecnor, tem estado estreitamente ligado à região, onde o Grupo tem mais de 50 anos de atividade desenvolvendo projetos de Energia, Construção, Energias Renováveis e Novas Tecnologias.
Nesse sentido, destacamos projetos como o Ilumina, em Honduras, que faz chegar energia limpa e sustentável aos habitantes do município de Cantarranas; Loma Atravesada, na República Dominicana, que fornece energia elétrica à comunidade de Loma Atravesada, beneficiando mais de 1.400 pessoas. Ou o projeto "Luces para aprender" no Uruguai, que implica o fornecimento de energia solar fotovoltaica e acesso à Internet a cerca de 90 escolas públicas rurais que carecem desses recursos”.
Sobre a Fundação Elecnor
A Fundação foi criada no final de 2008 no âmbito do 50º aniversário da Elecnor, uma das principais empresas espanholas e de referência nos setores de infraestruturas, energias renováveis e novas tecnologias, com presença em mais de 30 países e 13.000 funcionários.
A Fundação Elecnor é uma entidade privada sem fins lucrativos que amplia a atividade da empresa ao âmbito social em duas áreas: infraestrutura social, formação e pesquisa. O objetivo é demonstrar o compromisso da engenharia com o ser humano e com a sociedade. Para alcançar uma maior eficácia, o trabalho da Fundação está estreitamente ligado ao da própria atividade da Elecnor.