Inauguração em Gana do projeto da Fundación Elecnor, que reforça o fornecimento de energia elétrica de nove centros sanitários
O Presidente da Elecnor e da Fundación Elector, Fernando Azaola, inaugurou na cidade ganesa de Assin Fosu o projeto Solar Back-Up Systems, o primeiro que a Fundación Elecnor desenvolve em terras africanas. A cerimônia contou com a presença do Ministro de Energia e Petróleo de Gana, Emmanuel Armah Kofi Buah. Estavam presentes, também, Gonzalo Cervera, Patrono da Fundación Elecnor, e Jorge Alvar, Conselheiro-Chefe da Oficina Económica y Comercial de España, em Gana.
O objetivo desta iniciativa é reforçar o fornecimento de energia elétrica de seis hospitais e três clínicas gerenciadas pelas congregações Hermanas Hospitalarias del Sagrado Corazón de Jesús e Hermanas de la Caridad de Santa Ana, e pelo Ministério da Saúde de Gana. Entre as mencionadas instalações situa-se o centro onde foi realizada a cerimônia de inauguração, o St. Francis Xavier Hospital. A rede de saúde atende, em geral, uma média de 500.000 pacientes, e realiza mais de 7.000 intervenções cirúrgicas por ano.
O propósito do reforço do fornecimento de energia elétrica é, concretamente, garantir o nível ideal de funcionamento das áreas mais importantes: salas de cirurgia, maternidade, emergência, laboratório e administração.
Para cumprir este propósito foram instalados sistemas de back-up com baterias solares e carregadores inversores que, reforçados com paineis solares, garantem o abastecimento de energia elétrica da rede em casos críticos em que as mudanças de tensão provoquem cortes de luz.
O coração desta infraestrutura é constituído por 21 sistemas compostos por um inversor-carregador cuja missão é acumular energia nas baterias durante o abastecimento de energia elétrica e monitorar sua qualidade e continuidade, decidindo se deve trabalhar no modo carregador ou, caso tenha sido detectada uma falha, passar para o modo inversor.
O fruto de um trabalho em equipe
Durante o seu discurso na cerimônia de inauguração, Fernando Azaola pontuou: “Uma vez concluída a instalação e o acionamento de todos os equipamentos nos nove centros, quisemos compartilhar com todos vocês a satisfação pela missão cumprida e também nosso compromisso em velar por sua manutenção correta.
Em outro momento de seu discurso, destacou a importância que representa aquele país para o Grupo: “Gana é especial para a Elector pelo seu potencial de futuro, sua estabilidade institucional, sua posição estratégica dentro da África Ocidental e a boa acolhida das empresas que, como a nossa, são guiadas por um compromisso firme com o desenvolvimento sustentável e global das comunidades onde atua."