O projeto de eficiência energética da Casa Ronald McDonald, reconhecido entre os Projetos Clima

02/02/2015

O Conselho Reitor do Fundo de Carbono para uma Economia Sustentável (FES-CO2) selecionou 42 Projetos Clima do Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente que evitam a emissão para a atmosfera de cerca de um milhão de toneladas de CO2. 

Entre os projetos selecionados está o de eficiência energética desenvolvido pela Elecnor e sua Fundação para a Casa Ronald McDonald de Madri da Fundação Infantil Ronald McDonald. 

Os Projetos Clima têm como objetivo o desenvolvimento de iniciativas que diminuem as emissões através da compra dessas reduções pelo Gabinete Espanhol de Mudança Climática, que depende do Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente.

Esta é a terceira convocatória dos Projetos Clima, que significa a aquisição de reduções de emissões dos 42 projetos selecionados a um preço de aproximadamente 7€/t CO2. 

Nossa empresa apresentou um projeto em conjunto com a ANESE (Associação de Empresas de Serviços Energéticos), da qual somos sócios, e foi selecionada com outros cinco de seus sócios: 9REN, ESEN, ENERFIZENTIA, EQA e REMICA. Calcula-se que a soma dos trabalhos apresentados por estas seis empresas conseguirá uma redução de 19.000 toneladas de CO2 no setor das emissões difusas durante os próximos quatro anos.

Os Projetos Clima são desenvolvidos na Espanha, contribuem a evitar emissões de gases de efeito estufa, geram atividade econômica sustentável e promovem o emprego no nosso país. 

Casa Ronald McDonald, um exemplo de eficiência ao serviço da infância.

A Elecnor construiu “chave na mão” a Casa Ronald McDonald de Madri, no Hospital Infantil Niño Jesús. A Fundação Elecnor colaborou com o projeto de Eficiência Energética e a Cátedra Fundação Elecnor de Energias Renováveis e Eficiência Energética, constituída com a Universidade Politécnica de Madri.

A Casa é a maior de todas as já existentes da Fundação Infantil Ronald McDonald na Espanha, conta com uma superfície de 3.000 metros quadrados distribuídos em 23 quartos com banheiro e varanda privados e instalações para compartilhar experiências, por exemplo, refeitório, salas de jogos, área de computadores e biblioteca para que as crianças possam continuar seus estudos.

O objetivo do Projeto de Eficiência Energética é oferecer soluções modernas, sustentáveis, eficientes energeticamente e de redução do impacto ambiental para diminuir o alto custo da manutenção anual de uma Casa Ronald McDonald. 

As instalações da casa foram desenhadas introduzindo as tecnologias mais eficientes, com uso viável na localização do edifício e suas características. As tecnologias selecionadas são as seguintes:

  • Produção de água quente sanitária através de instalação solar térmica e apoio através de bomba de calor geotérmica.
  • Produção de água quente e fria para climatização através de bombas de calor geotérmicas.
  • Produção de eletricidade através de painéis fotovoltaicos.

Além disso, foi considerado o efeito que a gestão e controle têm sobre a otimização da demanda. Assim, no projeto também foram considerados sistemas inteligentes de regulação e controle, tanto da iluminação como da temperatura.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar