A tecnologia H2OMe da Fundação Elecnor melhorará o acesso à água potável em Angola
A Fundação Elecnor celebrou um acordo de colaboração com a Fundação Eduardo dos Santos (FESA) para instalar em Gove, província de Huambo (Angola), o seu primeiro projeto H2OMe em toda a África, que melhorará o acesso a água potável aos habitantes dessa região.
A instalação desta engenhosa solução, desenvolvida pelo departamento de P&D+i de Elecnor, ficará localizada nas proximidades da usina hidroelétrica de Gove, em cuja reabilitação a Elecnor interveio em 2012. O objetivo consiste em filtrar e purificar a água procedente desta central e distribuir aos cerca de 10.000 habitantes da zona. Cada pessoa disporá, em média, de 50 litros por dia.
O projeto H2OMe
É uma resposta engenhosa desenvolvida para combater a escassez de água potável em países em vias de desenvolvimento. É um módulo sustentável e multifuncional construído a partir de contentores de transporte de mercadorias por mar em desuso, que são reciclados e utilizados para levantar esta estrutura móvel que pode se transportar e instalar facilmente em qualquer espaço.
O sistema é composto por um número variável de contentores distribuídos em 2 níveis. Normalmente, no nível inferior, está localizada a estação de tratamento de águas que pode receber a água a tratar por meio de uma rede de água bruta, uma canalização de pressão para o enchimento do depósito ou por meio de uma eletrobomba portátil com tubagem e cabo de alimentação. Por outro lado, no nível superior, pode ser criado um espaço multifuncional amplo e diáfano que permite o desenvolvimento de iniciativas que podem beneficiar a comunidade: escola, biblioteca, auditório, salão de jogos, etc.
A grande vantagem de H2OMe é que oferece total flexibilidade. Todos os seus componentes são suscetíveis de modificação: pode ser instalada uma estação de tratamento de águas mais potente, mais serviços públicos, conceber um espaço multifuncional muito mais amplo se for necessário, etc.
H2OMe em Gove (Angola)
Em concreto, a instalação de H2OMe em Angola será estruturada em cinco contentores tipo "High Cube" de 40 pés. As funções dos mesmos são distribuídas da seguinte forma. No primeiro contentor será localizada a estação de tratamento de águas, no segundo, será acomodado um alojamento para o responsável pela exploração, que, por sua vez, servirá como escritório e armazém; e os restantes contentores (3, 4 e 5) serão unidos para formar uma biblioteca audiovisual multifuncional com cerca de 90 m².
Para melhorar todo o complexo está previsto, além disso, que seja instalado um parque infantil na área onde será localizada a H2OMe.