Os desafios para alcançar um desenvolvimento sustentável baseado em um menor consumo de energia e de água
A Elecnor, por meio de sua Cátedra da Fundação Elecnor de Energias Renováveis e Eficiência Energética, e do Conselho Social da Universidade Politécnica de Madri (UPM), realizaram uma nova “Jornada de Poupança e Eficiência Energética”, desta vez, centrada no binômio água-energia.
Novamente esse ano, o salão de atos da Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais de Madri completou a lotação de mais de 250 pessoas para acolher este evento onde estiveram representantes do mundo das empresas e da educação para analisar propostas e soluções para reduzir o consumo energético na obtenção, distribuição, tratamento e uso da água, para um desenvolvimento econômico e social sustentável.
A jornada foi dividida em duas mesas de debate. Na primeira, estiveram algumas das principais empresas na gestão e exploração da água na Espanha, como a ACUAMED, Aguas de Valencia, Canal Isabel II, Federación Nacional de Comunidades de Regantes de España (FENACORE) e a Elecnor. Todos tiveram a oportunidade de explicar aos assistentes o trabalho que estão a desenvolver para melhorar a eficiência e a poupança na gestão e no tratamento da água.
As palestras de Fermín López, Diretor de Engenharia e Exploração da ACUAMED; Juan José Pérez, Diretor de Exploração da Aguas de Valencia; Belén Benito, Diretora de Operações de Canal Isabel II, como representantes de empresas de gestão e tratamento de água, estiveram centrados nos aspectos essenciais para produzir água ao menor custo energético e ambiental possível. Assim, questões como a importância do monitoramento para evitar fugas e perdas da rede, a melhoria das infraestruturas (linhas de tratamento, rendimentos dos bombeamentos, etc.), a otimização dos processos e a pesquisa de mecanismos de compra de energia a um preço mais competitivo foram alguns dos argumentos mais repetidos.
Por outro lado, Andrés del Campo, Presidente da FENACORE, como representante do regadio espanhol, que representa 15% do território e produz 60% dos alimentos do país, destacou também a importância de alcançar um regadio sustentável como alternativa para enfrentar o aumento da demanda de alimentos que está previsto para 2050 como consequência do aumento da população.
Por último, Walter Blümm, Responsável do Ambiente Exploração da Elecnor, sublinhou também a importância de procurar a eficiência energética desde o momento inicial em que é planejado o desenvolvimento de uma infraestrutura de gestão e tratamento de águas com a colaboração e experiência dos agentes envolvidos na engenharia e construção assim como dos agentes encarregados da exploração das fábricas de tratamento de águas, como a Elecnor, que conhecem a forma de otimizar o uso e a energia a longo prazo.
P&D+i a favor de energia e água sustentáveis
A segunda mesa redonda teve a participação de representantes de empresas tecnológicas de vanguarda espanholas como a Gaiker, Elecnor Deimos, Perga Ingenieros, Grundfos e Atersa, filial fotovoltaica do Grupo Elecnor.
Esta segunda mesa de trabalho teve um caráter mais técnico e revelou aos assistentes algumas das soluções mais inovadoras existentes no mercado para enfrentar os problemas da eficiência e da sustentabilidade do binômio água-eletricidade.
Javier Etxebarría, Pesquisador da Área de Ambiente e Reciclagem da Gaiker explicou a importância de utilizar processos biológicos para poupar energia no tratamento da água.
Por seu lado, Carlos Fernández, Responsável de Desenvolvimento de Negócio e Sistemas da Elecnor Deimos, analisou as vantagens de utilizar imagens captadas por satélite ao serviço da agricultura como ferramenta para proporcionar dados precisos sobre a saúde dos cultivos e as necessidades de rega ou de fertilizantes, com as consequentes poupanças de tempo, custos e proteção do ambiente que possam implicar.
O Diretor-Geral da Perga Ingenieros, José Miguel Pérez, apresentou um exemplo de P&D+i espanhol que permite a produção de energia elétrica renovável sem impactos no ambiente: a microturbina hidráulica que aproveita o caudal ecológico para produzir energia, uma ferramenta que já está a ser utilizada no Canal Isabel II.
Igualmente, José Ramón Vilana, Diretor-Geral da Grundfos, explicou as vantagens das bombas hidráulicas como solução tecnológica para reduzir o consumo energético. O máximo executivo da empresa explicou que, se fossem substituídas todas as bombas existentes hoje no mundo por novas bombas hidráulicas eficientes, o consumo de energia mundial seria reduzido em 4%, o que representa o consumo de energia diário de 1.000 milhões de pessoas aproximadamente.
Por último, Carlos Gómez, da Elecnor, e Jacinto Bravo, da Atersa, apresentaram dois projetos inovadores que combinam a energia renovável (solar fotovoltaica) e a água: H2OME, um “módulo sustentável e multifuncional” que oferece uma resposta versátil e eficiente para o fornecimento de água potável em países em vias de desenvolvimento e EasySunPump, um sistema fotovoltaico de bombeamento direto sem baterias.
Com as suas opiniões sobre os futuros desafios do setor terminou esta V Jornada organizada pela Elecnor e sua Fundação que propiciou, novamente esse ano, uma excelente oportunidade para aproximar o debate energético do mundo universitário.