A Fundação Elecnor aproxima da energia elétrica os 1.400 habitantes da comunidade Loma Atravesada na República Dominicana
O projeto “Loma Atravesada” é o primeiro implementado pela Fundação Elecnor na República Dominicana. Uma região onde a empresa Elecnor tem quase três décadas de presença consolidada, contribuindo para o desenvolvimento de infraestruturas elétricas. Impulsionada por este longo percurso no país, a Elecnor deu mais um passo ao desenvolver, através de sua Fundação, este projeto de infraestrutura social que consiste na construção de uma linha elétrica com 7 km de extensão. O projeto foi iniciado em 2011 e, atualmente, encontra-se em fase final de execução.
Este modo, a Fundação Elecnor levará a energia elétrica à comunidade Loma Atravesada, localizada no Distrito Municipal de Las Galeras. Até a data, esta comunidade carecia de infraestrutura energética básica para iluminar suas casas e de recursos permitissem acessar a eletricidade proveniente da rede nacional, e precisavam recorrer a lampiões a gás ou velas para esse fim. Com este importante projeto, será beneficiada uma comunidade formada por 1.400 habitantes, distribuídos em 178 famílias, a maioria dedicadas à exploração agrícola de produtos como inhame, gengibre e coco.
Para garantir o funcionamento otimizado de todo o sistema, será incluída a instalação de conexões, medidores e uma montagem básica que permita aos habitantes ter luz no interior de suas casas e energia para seus eletrodomésticos.
Por último, cabe destacar que o projeto também tem o propósito de dotar de abastecimento de energia elétrica a Escola de Educação Básica existente na área, que atualmente conta com uma população estudantil de 170 alunos. Com esse objetivo, contemplou-se a montagem de luminárias de iluminação pública e instalação de interruptores e tomadas em todas as salas de aula.
Com tudo isso, espera-se facilitar um maior desenvolvimento econômico na região e melhorar as condições de vida dos habitantes desta comunidade.
Após a conclusão de todas as obras, está prevista a inauguração oficial do projeto, com a presença de representantes das principais autoridades do país e do presidente da Elecnor e de sua Fundação, Fernando Azaola.Após a conclusão de todas as obras, está prevista a inauguração oficial do projeto, com a presença de representantes das principais autoridades do país e do presidente da Elecnor e de sua Fundação, Fernando Azaola.