Prefeitura de Madri colabora com a Fundação Elecnor no projeto Ilumina

07/05/2012

Com a finalidade de lutar contra a pobreza e, ao mesmo tempo, potenciar o desenvolvimento humano em países em desenvolvimento, a Prefeitura de Madrid e a Fundación Elecnor há três anos assinaram um convênio de colaboração para realizar projetos de cooperação de base tecnológica e outros em matéria de prevenção e promoção da saúde.

Esta manhã, a delegada de Família e Serviços Sociais, Lola Navarro, assinou um adendo ao convênio subscrito entre a Prefeitura de Madri e a Fundação Elecnor com o objetivo de estabelecer um âmbito de colaboração para a realização de atividades de identificação de projetos e programas de cooperação, de assessoria técnica e de apoio à execução, em matéria de novas tecnologias, uso de energias renováveis, habitabilidade básica e gestão sustentável de recursos naturais, sempre referidos a contextos de pobreza dos países prioritários e de acordo com os objetivos da cooperação municipal madrilenha.

O adendo subscrito hoje desenvolve o convênio ao ampliar a intervenção que a Fundação Elecnor está desenvolvendo no município de San Juan de Flores (Honduras), através do "Projeto ILUMINA", cofinanciado pela AECID, cujo objetivo é contribuir para alcançar maiores níveis de desenvolvimento e um crescimento social e econômico de seus habitantes graças ao acesso a energia limpa e sustentável através de energia solar fotovoltaica. Com a participação ativa da prefeitura de San Juan de Flores, este suprimento de energia será complementado com material educativo para os centros escolares do município e com ações de cooperação institucional e técnica em saúde pública.

O material bibliográfico e audiovisual doado tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino neste município hondurenho, facilitando a aquisição de conhecimentos e valores que completem a educação integral dos estudantes. Além deste material, são acrescentadas lições como a educação sobre respeito, convivência e igualdade, prevenção do vício em drogas, sustentabilidade ambiental e prevenção de riscos.

Saúde e Prevenção

Quanto às ações de capacitação técnica em saúde pública, inscrevem-se no âmbito do convênio de colaboração entre a Área de Família e Serviços Sociais e o órgão autônomo Madrid Salud para a realização de ações conjuntas em prevenção e promoção da saúde, subscrito em 2011. Através destas ações, a Madrid Salud aportará ao município de San Juan de Flores sua especialização, conhecimento técnico e experiência, desenvolvendo ações de cooperação técnica nas questões de saúde pública que incidam nos processos de melhoria da gestão pública e contribuam para o fortalecimento de capacidades locais.

Para a implementação deste convênio, contou-se com a doação desinteressada e a colaboração das ONGDs: Codespa, Cruz Vermelha, Entreculturas, Fundación de Ayuda contra la Drogadicción e Intered. Também participaram as Direções Gerais de Emergências e Proteção Civil; e de Áreas Urbanas, Coordenação e Educação Ambiental da Área de Meio Ambiente, Segurança e Mobilidade e a Direção Geral de Igualdade de Oportunidades e Direção Geral de Família, Infância e Voluntariado da Área de Família.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar