Luces para Aprender desembarca na República Democrática do Congo

06/06/2019

O projeto Luces para Aprender Uruguay (LPAU) expande seu horizonte solidário para a África. Já chegaram à República Democrática do Congo os equipamentos fotovoltaicos, transportados por barco, com os Capacetes Azuis, das Forças de Paz, do Exército Nacional Uruguaio. Depois de muitas semanas de trabalho, foram instalados os dois sistemas fotovoltaicos, portanto as crianças dos orfanatos de Amour e Turisemi já têm energia elétrica.

Os orfanatos Amour e Turisemi estão localizados em Goma, cidade da República Democrática do Congo, que abriga um total de 160 mil habitantes. Diariamente, os soldados uruguaios colaboram para proporcionar apoio e assistência às crianças que vivem nesses centros. A atuação humanitária da Fundação Elecnor é de fundamental importância por ter sido a instituição formadora das Forças de paz para a instalação e operação dos sistemas solares.

Esses equipamentos possibilitaram o acesso à iluminação e à utilização de geladeiras. As crianças também poderão estudar mais horas por dia, conservar vacinas e utilizar um computador e uma televisão, entre outras possibilidades educativas.

Esta iniciativa se concentra em um dos principais objetivos do LPAU: a solidariedade. É uma missão de integração social destinada a potencializar o desenvolvimento humano e, sobretudo, das crianças, já que se concentra principalmente em escolas rurais.

Um país sem energia

Vale destacar que somente 17% da população tem acesso à energia elétrica, e em alguns períodos do dia. Oitenta e três por cento das pessoas não têm como conservar alimentos e precisam viver sem luz. Além disso, desde que eclodiu pela primeira vez, em agosto do ano passado, o surto de ebola que assola a República Democrática do Congo foi confirmado como o mais letal da história do país em relação ao índice da taxa de mortalidade, que chegou a 67% (1.343 mortos e 2.008 contagiados). A República Democrática do Congo é um país que concentra grandes problemas sociais, econômicos e humanitários.

A manutenção e a instalação serão de responsabilidade do Exército Nacional, que já recebeu a devida capacitação dos técnicos da UTE e da Fundação Elecnor.

Para viabilizar essas ações nas instalações interiores, foram usados os materiais necessários a fim de possibilitar a utilização adequada. Agora, as crianças moradoras desses orfanatos terão acesso a uma educação melhor.

Sobre o Luces para Aprender Uruguay (LPAU)

O projeto LPAU é promovido pela OEI, UTE e Fundação Elecnor. O projeto consiste na instalação de um sistema fotovoltaico em todas as escolas para que disponham de energia renovável, sustentável e adequada ao meio ambiente. A energia permite iluminar as escolas das crianças menores e aproveitar o horário noturno como local de encontro. A eletricidade é um propulsor do progresso e permite desfazer as desigualdades e multiplicar as oportunidades.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar