Cerimônia de Encerramento dos Programas de Liderança em Inovação da Deusto Business e Icade School

16/07/2021

A Fundação Elecnor patrocinou o programa de liderança corporativa em empreendedorismo e inovação

Em setembro de 2020, a Fundação Elecnor e a escola de negócios da Universidade de Deusto e o Icade se uniram para apoiar a formação acadêmica de pós-graduação, com foco na liderança, a fim de unir três realidades diferentes, que tanto se necessitam e se complementam: a universidade, a empresa e os representantes políticos.

Os programas PLPE e PLCE foram criados para que os alunos com altos cargos públicos sejam formados no sentido de ajudar os empresários através do setor público a criar empregos sem comprometer a sustentabilidade do sistema e que os empresários conheçam em primeira mão as principais políticas e iniciativas desenvolvidas pelas empresas líderes.

O ex-presidente do Governo espanhol, Felipe González, foi o responsável por proferir o discurso de encerramento da última edição dos programas de Liderança Pública em Empreendedorismo e Inovação (PLPE) e Liderança Empresarial em Empreendedorismo e Inovação (PLCE) para o ano letivo de 2020 - 2021.

Ele afirmou que para exercer a liderança é preciso desenvolver a empatia. E, em sua opinião, "um líder deixará de ser líder se perder a capacidade de entender o estado de espírito dos outros". Ele também disse que para exercer a liderança é importante ter um projeto com o qual comprometer-se no curto e médio prazo e deixar de lado a imediatez.

Ao longo do seu discurso, o ex-presidente González citou diversas questões e entre elas defendeu a colaboração público-privada, “que deve gerar relações de cooperação, mas não de dependência”, alertou. Manifestou que, em sua opinião, as administrações públicas devem observar e aprender com as "boas empresas" que se preocupam em avaliar os projetos que realizam. Ele acha que as tentativas de avaliação no setor público, ao invés de analisar o que deu errado para buscar como melhorar, acabam virando uma perseguição.

Além disso, nosso Diretor Presidente, Rafael Martín de Bustamante, dirigiu-se aos presentes, destacando a importância das empresas apoiarem a liderança e a colaboração entre a universidade, a economia e a empresa. Ressaltou ainda que “se você desenvolver seu propósito de maneira adequada, a sociedade lhe recompensará e a empresa será bem-sucedida, melhorando sua demonstração de resultados e balanço e será uma empresa sustentável. Se você pensar só nos resultados, acabará desaparecendo. Não podemos esquecer a lição que nos deixou a crise de 2008, uma crise de valores que fez com que o mundo econômico perdesse o rumo e só se importasse com os lucros financeiros.

Na cerimônia de encerramento, os alunos do PLPE e PLCE apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. Este momento foi moderado pela diretora de Desenvolvimento Corporativo da Elecnor, Úrsula Albizuri e por Juan Moscoso del Prado, diretor do PLPE; Emilio Martínez, codiretor do PLCE e Alberto Corcóstegui, codiretor do PLCE.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar