Inaugurado em Durazno o primeiro centro de energias renováveis
No âmbito da nova etapa do projeto “Luces para Aprender Uruguay”, foi inaugurado em Durazno o primeiro centro de energias renováveis, instalado no Instituto Tecnológico Regional Centro-Sul da UTEC.
A inauguração aconteceu no dia 8 de agosto com as parcerias da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), da UTE e da Fundação Elecnor, com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Um compromisso em comum
Com a inauguração desse espaço pedagógico e didático, instalado na UTEC de Durazno, foi criado um centro que permitirá a continuação dos avanços na utilização de energias renováveis.
O espaço de energia experimental oferece informações e promove a conscientização sobre a utilização de energias limpas e seu impacto sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Esse centro receberá a visita de milhares de alunos de todas as séries estudantis e da comunidade de Durazno.
Crianças, adolescentes e adultos poderão conhecer a utilização e a sustentabilidade das energias limpas. Nos próximos meses, o projeto se estenderá aos departamentos de Rivera e Treinta y Tres.
Durante a inauguração, a diretora do Escritório da OEI no Uruguai, Sandra Rodríguez, relembrou o início do projeto Luces para Aprender, “que originalmente tinha como objetivo levar luz e internet às escolas rurais públicas que tanto necessitavam. O Uruguai conseguiu abranger todas as escolas. Graças, principalmente, ao apoio da UTE e da Fundação Elecnor”.
Sobre o Luces para Aprender Uruguay (LPAU)
A Fundação Elecnor, a UTE e a OEI firmaram uma parceria em 2014 para o desenvolvimento conjunto, no Uruguai, do projeto Luces para Aprender, que tinha como objetivo levar energia elétrica a mais de 80 escolas rurais do país.
O projeto consistia na instalação de um sistema fotovoltaico em todas as escolas para que dispusessem de energia renovável, sustentável e adequada ao meio ambiente. A energia permite iluminar as escolas das crianças menores e aproveitar o horário noturno como local de encontro. A eletricidade é um propulsor do progresso e permite desfazer as desigualdades e multiplicar as oportunidades.