Com o módulo H2OME, a Fundação Elecnor recebe o prêmio mais importante em RSC
Na VI edição dos Prêmios Corresponsáveis às iniciativas mais inovadoras e sustentáveis no âmbito da RSE na Espanha e América Latina, a Fundação Elecnor recebeu o prêmio absoluto da categoria de Grandes Empresas pelo H2OME, o módulo sustentável e multifuncional criado pela Elecnor como resposta versátil e eficiente, para o abastecimento de água potável em países em de desenvolvimento.
Com mais de 270 pessoas, no auditório do centro CaixaForum de Madri no dia 22 de setembro, foi celebrada a cerimônia de entrega de prêmios. A jornalista e apresentadora da TVE, Mara Torres, apresentou a gala. Foram cerca de 300 candidaturas, entre as entidades finalistas: Agbar, Bankinter, Bayer Hispania, Fundação Atresmedia, Fundação Eroski, Fundação Gás Natural Fenosa, Fundação Mapfre, Grupo Iberostar, La Caixa, L'Oréal Espanha, Orange, Sanitas e Telefónica.
Os Prêmios Corresponsáveis são considerados os mais importantes no campo da RSC na Espanha, sendo ampliado seu raio de ação a toda América Latina nesta sexta edição. Entre os finalistas também o Banco Guayaquil (Equador), Banco Itaú (Chile) e Banesco Banco Universal (Venezuela).
Nas suas palavras de agradecimento ao receber o prêmio, Jorge Ballester, Chefe de Projetos da Fundação Elecnor, falou sobre a aposta do Grupo Elecnor em contribuir para a melhora das condições de vida das comunidades em que desenvolve suas atividades. Ele anunciou que as próximas ações serão em Angola, apoiadas no H2OME. Também foi apresentado um vídeo, recebido com muitos aplausos pelo público presente. O vídeo mostra o espírito com que nasceu esta inovação e suas utilidades para levar água potável a lugares remotos e de difícil acesso ou lugares de crise e emergência na área da saúde.
Como é o H2OME?
Para a construção do H2OME são utilizados antigos containers de transporte, que são reciclados e utilizados para levantar uma estrutura móvel que pode ser transportada e instalada de forma fácil em qualquer lugar.
O sistema está composto por um número variável de containers distribuídos em três níveis: inferior, com uma instalação para o tratamento de água capaz de produzir 4.000 litros/hora de água para consumo humano; o nível intermediário, equipado com uma zona para o armazenamento de energia, controle e automatização do sistema; e um nível superior que cria um espaço multifuncional amplo e diáfano que permite o desenvolvimento de iniciativas que podem beneficiar a comunidade. Para satisfazer às necessidades energéticas do projeto, o H2OME utiliza energia fotovoltaica.