Segurança vem em primeiro lugar, também para a Fundação Elecnor
Em janeiro, a Fundação Elecnor lançou seu projeto solar em Camarões. O projeto “Énergie Solaire Pour L'Éducation” tem como objetivo consolidar todas as atividades socioeducativas do Instituto Técnico Don Bosco dos irmãos Salesianos em Ebolowa, levando eletricidade estável e de qualidade para toda a região. A eletricidade estável e de qualidade, viabilizada por um sistema fotovoltaico, garantirá as atividades de formação de mais de 300 alunos.
Com a colaboração de nossos parceiros na Prevenção de riscos laborais e da Elecnor Camarões, já demos o primeiro passo: formar com segurança as pessoas que trabalharão conosco na realização do projeto e, também, a diversos alunos do centro de formação profissional. Dessa forma, conseguimos combinar em um só projeto sua execução, formação e incorporação do trabalho para os mais jovens.
A formação sobre a prevenção compreendeu duas partes: uma teórica e uma prática.
Na parte teórica, falou-se sobre a importância que a Elecnor dá à segurança de seus funcionários e também sobre o alcance do risco em trabalhos que envolvem altura, um dos principais. Foram mencionados os diferentes tipos de dispositivos e sistemas utilizados para proteger os funcionários contra o risco no trabalho com altura e, principalmente, as linhas da vida, já que é o principal sistema de ancoragem a ser utilizado no projeto da fundação. Também foi apresentado como vestir e ajustar um arnês, as folgas que as cintas devem ter e para que servem as diferentes argolas, quais servem para usar no sistema antiquedas e quais servem para o posicionamento.
Na parte prática, foi colocada uma linha de vida entre dois pilares, e um aluno fez de ponto de apoio médio para explicar o motivo de usar ancoragem dupla, que é necessária para o caso de encontrar um obstáculo, sempre permanecer ancorado à linha de vida, no mínimo, por um dos dois ganchos. Um aluno também ficou "pendurado" para demonstrar que os arneses são equipamentos resistentes ao peso da pessoa.
Foram formados:
- 24 alunos do instituto
- 8 alunos matriculados
- 6 funcionários da Elecnor
- 2 professores do Instituto
Ao final do curso, os diplomas correspondentes foram entregues.
Por fim, foram contratados 7 alunos matriculados que, juntamente com a equipe profissional da Elecnor, farão a instalação dos sistemas fotovoltaicos nos telhados do instituto. Assim, não só realizamos uma infraestrutura social como também formamos alunos do centro para que tenham mais possibilidades de ingressar no mundo profissional.
Assista ao vídeo a seguir com as imagens da formação em prevenção de riscos laborais: