A Organização de Estados Ibero-americanos e a Fundación Elecnor levam energia a 90 escolas do Uruguai
As boas ideias recebem prêmio. A Fundação Elecnor entregou o prêmio e as bolsas correspondentes aos projetos de fim de curso dos alunos da ETSII / Universidade Politécnica de Valencia (UPV). Cinco bolsas que reconhecem os melhores trabalhos relacionados com a eficiência energética.
Esta foi a terceira edição de uma iniciativa que surgiu após vários anos de colaboração entre a UPV e a Elecnor, agora canalizada através da Fundação Elecnor. Na Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais, é proposta uma série de temas para projetos de fim de curso e depois a Fundação seleciona cinco com a temática mais relacionada com a atividade do Grupo.
Cinco alunos desfrutaram de uma bolsa para a realização de seus projetos. Um deles obteve, além disso, o prêmio absoluto. Foi David Huerta, que idealizou um fotômetro para a aplicação do regulamento de eficiência energética em instalações de iluminação pública exterior. O prêmio está dotado de 1.500 euros. Os premiados restantes deste ano foram:
- Jorge Tarín Corachán: Controle da iluminação com protocolo “Dalí”, com robô programável através de uma folha de cálculo.
- Estefania Hervas Blasco: Análise de viabilidade técnico-econômica do autoconsumo em instalações fotovoltaicas. Aplicação do projeto de uma instalação no edifício 5n da UPV.
- Miguel Cloquell Cloquell: Estudo comparativo de um sistema de climatização centralizado frente ao individualizado do ponto de vista do consumo energético e custo da instalação.
- José Antonio Nieto Mora: Cálculo assistido por computador de curto circuitos em conexões de média tensão.
E na cerimônia de entrega estiveram presentes o Diretor da ETSII / UPV, Jorge García-Serra García; Fidel Chaparro, por parte da Direção Leste da Elecnor, e Jorge Ballester como representante da Fundação Elecnor.
O vídeo a seguir apresenta um resumo do dia e as avaliações de alguns dos alunos premiados.