A Fundação Elecnor ajuda o Uruguai a ser o primeiro país da Iberoamérica a ter energia elétrica em todas suas escolas rurais

14/10/2014

A Fundação Elecnor concluiu o projeto “Luces para Aprender Uruguay”, uma iniciativa que tem permitido dotar de eletricidade e conexão com a Internet as 82 escolas públicas rurais do Uruguai, que até o presente careciam de ambos os recursos, e melhorar os direitos e a condições de educação de meninos e meninas que residem nessas zonas rurais. 

Luces para Aprender tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade da educação e para a otimização dos processos de aprendizagem e da comunicação, através do desenvolvimento de cinco componentes: o fornecimento de energias alternativas, a conectividade, a formação de docentes, o desenvolvimento comunitário e a sustentabilidade.

Esta iniciativa responde ao compromisso com os direitos humanos através das políticas públicas e da cooperação internacional, ampliando o direito à educação de qualidade, ao acesso à cultura e às tecnologias da informação e à comunicação.

Inspirado pela culminação bem-sucedida deste projeto, na quarta-feira, 8 de outubro, foi celebrado um ato em uma das escolas rurais participantes desta iniciativa, situada no Departamento de Tacuarembó (Uruguai).

O evento contou, entre outros, com a presença do Ministro da Educação e Cultura, Ricardo Ehrlich, com o patrono da Fundação Elecnor, Ignacio Prado Rey-Baltar, e com o presidente da empresa uruguaia UTE, Gonzalo Casaravillas.

Iluminando a educação

“Luces para Aprender Uruguay” é uma iniciativa da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), da Fundação Elecnor, da empresa uruguaia UTE e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, através do Plano CEIBAL (Conectividade Educativa de Informática Básica para a Aprendizagem onLine). O projeto contou com um investimento de mais de um milhão de euros.

A Fundação Elecnor desenvolveu o projeto técnico e instalou os sistemas solares fotovoltaicos que permitiram cobrir as necessidades de iluminação interna e externa das escolas. Também formou e capacitou pessoas designadas em cada uma das comunidades para que conheçam o uso e a manutenção de deste sistema de energia sustentável que respeita o meio ambiente com o objetivo de mantê-lo em bom estado e ampliar sua vida útil.

A iniciativa Luces para Aprender Uruguay se insere no projeto iberoamericano Luces para Aprender, que tem o objetivo de levar a iluminação elétrica e a Internet para 66.000 escolas da Iberoamérica. O projeto foi aprovado na XXII Conferência Iberoamericana de Ministros da Educação, realizada no Paraguai em 2011, e tem sua origem nas “Metas Educativas 2021”, aprovadas pelos chefes de Estado e de governo na XX Reunião de Cúpula Iberoamericana de 2012. Além do Uruguai, os países iberoamericanos que participam do projeto são Colômbia, Paraguai, El Salvador, República Dominicana, Peru, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Equador e Bolívia.

Sobre a OEI

A OEI é um organismo internacional de cooperação em educação, ciência e cultura de âmbito iberoamericano. Promove as Metas Educativas 2021, cujo objetivo é melhorar a qualidade a igualdade na educação para fazer frente à pobreza e à desigualdade.

Mais informações: www.lucesparaaprender.org

Notícias
Últimas Notícias
Fechar