A Fundação Elecnor assina um acordo com o Plano Internacional para projetos de cooperação de água e energia
A Fundação Elecnor e a organização de defesa dos direitos da infância Plano Internacional Espanha assinam um acordo de colaboração para realizar projetos conjuntos de cooperação internacional para melhorar o acesso à água e à energia em países em desenvolvimento.
Assim, a Fundação Elecnor começa a colaborar com a organização do Plano Internacional Espanha, que está presente em 70 países e trabalha nos âmbitos da cooperação internacional e a ajuda humanitária em 51 nações em desenvolvimento, atendendo diretamente 81,5 milhões de meninos e meninas.
Projetos sustentáveis
O Plano Internacional Espanha já desenvolve projetos de energias renováveis em países como Mali, onde estão sendo realizadas intervenções para a melhora do acesso à energia de qualidade através da instalação de painéis de energia solar em zonas rurais.
Na província de Kita, na região de Kayes, o Plano Internacional Espanha está desenvolvendo um projeto para levar eletricidade com energia solar a 20.000 pessoas em 30 comunidades e assim permitir a iluminação de escolas e centros de saúde, facilitar uma melhora das comunicações, graças à instalação de um posto solar onde carregar baterias, e promover o desenvolvimento agrícola e a economia de água através de sistemas de bombeamento e irrigação. Além disso, para seu desenvolvimento o projeto conta com a colaboração de 2.000 mulheres que formam parte de 100 grupos de economia comunitária.
A Fundação Elecnor promove e realiza importantes projetos de infraestrutura social, colaborando com sua experiência em engenharia, gestão da água e energias renováveis. Por exemplo, no Uruguai o projeto Luzes para Aprender que, em colaboração com a Organização de Estados Ibero-americanos, transformou o país no primeiro da América Latina em ter energia elétrica e Internet em todas suas escolas rurais favorecendo assim, o desenvolvimento educativo, econômico, social e cultural.
Também, destacar o projeto H2OME, concebido como um “módulo sustentável multifuncional” para o abastecimento de água potável complementado com um espaço multifuncional. Sua estrutura está baseada em containers marítimos reciclados que podem ser instalados de diversas formas e para vários propósitos, dependendo das necessidades de cada comunidade. Sua versatilidade está baseada no uso de containers que podem ser transportados, adaptar-se e instalar-se com facilidade e eficiência. Por isso, é possível colocá-los em diferentes pontos do planeta, onde existem sérias dificuldades de acesso à água para o consumo humano.
“Estamos muito satisfeitos pela assinatura deste acordo de colaboração com a Fundação Plano Internacional. As finalidades das duas Fundações convergem claramente. Por isso, esperamos realizar projetos nos países de interesse para ambas”, destacou Fernando Azaola, Presidente da Fundação Elecnor.
“Colaboramos com o desenvolvimento de infraestruturas, especialmente nas áreas de eletricidade e água, que são fundamentais para os países em desenvolvimento e melhoram a qualidade de vida de seus habitantes”, disse.
O Presidente da Fundação Plano Internacional Espanha, Luis Rivera, disse que este acordo “significa algo muito importante, pois o Plano Internacional defende os direitos das crianças. Na verdade, no mundo atual, sem água e sem luz não há direitos”. Rivera também destacou que com a Fundação Elecnor “Incorporaremos seu conhecimento a nossos programas com a finalidade de fazer chegar a mais crianças estas necessidades básicas e podemos satisfazê-las de forma eficiente, sustentável e limpa”.