Finalizado com sucesso o primeiro curso de Formação Profissional promovido pela Fundación Elecnor

14/03/2013

O “Curso Especialista Pós-Ciclo em Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão”, promovido pela Fundação Elecnor em colaboração com o Colégio Salesianos Deusto (Deusto, Bilbao), encerrou com êxito sua primeira edição, planejada para complementar a formação regulamentar recebida pelos estudantes e com o objetivo de prepará-los para sua futura atividade de trabalho no campo da eletricidade.

Este curso, pioneiro no campo da Formação Profissional pela aproximação com o mundo empresarial, conta com um programa de formação desenvolvido pela Fundação Elecnor, entidade que também financiou a adequação do laboratório do Colégio Salesianos de Deusto e forneceu equipes para o desenvolvimento do curso.

A Fundação Elecnor entregou aos estudantes os diplomas que comprovam a conclusão satisfatória do curso em uma cerimônia que contou com a presença de, entre outros, Jorge Arévalo, vice-conselheiro de Formação Profissional e Aprendizagem Permanente do Governo Basco; Isaac Díez de la Iglesia, diretor do Colégio Salesianos Deusto, e Pedro Luis Valle, diretor de Recursos Corporativos da Elecnor.

“Um dos aspectos em que se concentra a atividade da Fundação Elecnor é contribuir para a formação universitária e profissional. Por isso, quisemos aproveitar o know-how e a experiência da Elecnor para iniciar este projeto de formação com que pretendemos, por um lado, preparar os estudantes de FP, que são os futuros profissionais do setor, para a atividade profissional no campo da eletricidade e, por outro, criar pontes entre a empresa e a Formação Profissional, já que, infelizmente, estes tipos de colaborações não são muito comuns e acreditamos que é imprescindível fomentar atividades para impulsioná-las”, explicou Pedro Luis Valle, diretor de Recursos Corporativos da Elecnor.

O “Curso Especialista Pós-Ciclo em Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão” tem formato modular e dura 60 horas, incluindo aulas teóricas, oficinas e uma visita a instalações reais da Elecnor. Os estudantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e realizar práticas de trabalhos seguros em espaços confinados, ou atmosferas perigosas, manobras em instalações de Média Tensão e trabalhos em redes elétricas de Baixa Tensão. Além disso, adquiriram os conhecimentos para desenvolver de forma efetiva e segura trabalhos em altura, entre outras habilidades.

“A experiência foi muito satisfatória e cumpriu com louvor os objetivos definidos inicialmente. Agora, o objetivo é continuar impulsionando projetos de formação e colaborações deste tipo, para continuar abrindo para os jovens novas portas de acesso ao mercado de trabalho”, concluiu Pedro Luis Valle.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar