A empresa UTE une-se à OEI e à Fundação Elecnor para levar energia solar para 90 escolas do Uruguai
A empresa uruguaia Administración Nacional de Usinas y Trasmisiones Eléctricas (UTE) uniu-se ao projeto Luzes para Aprender Uruguai, tornando-se sócia na iniciativa junto com Ministério de Educação e Cultura (MEC), ANEP, Plano Ceibal, Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e Fundação Elecnor.
Na cerimônia de apresentação da adesão da UTE ao projeto, realizada nesta segunda-feira em Montevidéu, estiveram presentes por parte da UTE o seu presidente, engenheiro Gonzalo Casaravilla e o gerente geral, cr. Carlos Pombo; Ignacio Hernaiz, diretor da OEI para Mercosul-Uruguai; e Germán Junquera, diretor geral de Desenvolvimento da Elecnor. Conforme definido no convênio, a UTE aportará 300.000 dólares à iniciativa, cujo objetivo é fornecer energia elétrica de origem solar fotovoltaica e acesso à Internet para cerca de 90 escolas públicas rurais do país.
O projeto Luzes para Aprender Uruguai tem o desafio de melhorar as condições de vida e educacionais de milhares de crianças no Uruguai, através da instalação de um sistema fotovoltaico de energia renovável, sustentável e com respeito ao meio ambiente, para cobrir as necessidades de iluminação interna e externa das escolas, e fornecer eletricidade para os centros para uso de equipamentos tecnológicos e de comunicação, como TVs, computadores e telefones celulares, entre outros.
Para seu desenvolvimento e implementação, a Fundação Elecnor está encarregada de transporte, instalação e ativação dos sistemas fotovoltaicos nas escolas, e também da manutenção preventiva e corretiva durante o período de garantia. Como trabalho adicional, a Fundação está formando ePara seu desenvolvimento e implementação, a Fundação Elecnor está encarregada de transporte, instalação e ativação dos sistemas fotovoltaicos nas escolas, e também da manutenção preventiva e corretiva durante o período de garantia. Como trabalho adicional, a Fundação está formando e capacitando pessoas designadas em cada uma das comunidades beneficiárias para que conheçam em profundidade o uso e a manutenção dos sistemas fotovoltaicos, com o objetivo de mantê-los em bom estado e ampliar sua vida útil.
Por sua vez, para fornecimento e gestão dos equipamentos e sistemas necessários para o acesso desses centros à Internet, conta-se com o apoio do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai (MEC) através do Plano CEIBAL (Conectividade Educativa de Informática Básica para a Aprendizagem online).
Levando luz e Internet para 66.000 escolas da América Latina
A iniciativa Luzes para Aprender Uruguai inscreve-se no projeto ibero-americano Luzes para Aprender, aprovado na XXII Conferência Ibero-Americana de Ministros de Educação, realizada no Paraguai em setembro de 2011, e tem origem nas “Metas Educativas 2021”, aprovadas pelos Chefes de Estado e de Governo na XX Cúpula Ibero-Americana de dezembro de 2012.
Coordenado pela OEI, este projeto pretende abordar desafios não solucionados, como o acesso a uma educação pública de qualidade, enfrentar a pobreza e a desigualdade, e contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades onde se encontram. Para isso, serão incorporadas tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ao ensino e se tentará colocar fim ao isolamento das comunidades rurais que historicamente ficaram para trás no âmbito educativo com a instalação de módulos fotovoltaicos que garantam o abastecimento de energia elétrica e a doação de computadores, com sua correspondente conexão com a Internet, para mais de 66.000 escolas da região ibero-americana.
Além do Uruguai, os países ibero-americanos que participam do projeto Luzes para Aprender são Colômbia, Paraguai, El Salvador, República Dominicana, Peru, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Equador e Bolívia.