Mulheres empreendedoras no Uruguai
Em 2014, foi iniciado o Projeto Luces para Aprender Uruguay. Em menos de 2 anos, atingimos o objetivo: 100% das escolas rurais do Uruguai contam com luz elétrica e conexão à internet. Foi então que se estabeleceu uma segunda etapa do projeto, de aproveitamento dos painéis solares que ficaram disponíveis.
Em um primeiro eixo da segunda etapa do projeto, foi tomada a decisão de instalar os painéis em empreendimentos comunitários, que aconteceu pela primeira vez na Laguna de Rocha, em um projeto gastronômico e cultural feminino. “Cocina de la Barra” é uma aposta para agregar valor à pesca artesanal na Laguna de Rocha, para estimular a cultura local e o trabalho das mulheres da comunidade, sua história e tradição. Um empreendimento gastronômico que surgiu há quatro anos e tem no comando "mulheres, pescadoras, mães e esposas de pescadores da Laguna de Rocha".
Em 2018, a Fundação Elecnor instalou um sistema solar fotovoltaico que permite a eles conservar seus produtos do mar em ótimas condições, utilizar eletrodomésticos necessários para a elaboração da oferta gastronômica e iluminar seus restaurantes à noite. Definitivamente, eles tiveram a oportunidade de continuar empreendendo e crescendo.
"Foi como tocar as mãos no céu, porque era realmente necessário e nos possibilita certa tranquilidade e possibilidade de crescer" ou “O lugar é um paraíso, mas se os moradores não se desenvolverem e não tiverem futuro, o paraíso sozinho vira só um cartão postal”, comentaram as novas empresárias.
Voltamos a falar sobre este projeto surpreendente, porque na semana passada compartilhamos e promovemos a Fundação Elecnor, e a UTE e a OEI participaram da realização de uma pintura coletiva dos murais do estabelecimento com o propósito de melhorar as instalações da Cocina de la Barra.
Assista a este vídeo e se encante com a beleza paisagística da Laguna de Rocha, parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SNAP) do Uruguai, ou sela, uma "paisagem protegida" e renomada reserva mundial da biosfera de acordo com o UNESCO: