A Fundação Elecnor e o Instituto Ronald McDonald unem forças em um projeto pioneiro de tratamento e desinfecção do ar

10/12/2021
  • A iniciativa “Nos importa el aire que respiras” será lançada na Casa Ronald McDonald de Madrid situada no Hospital Universitário Infantil Niño Jesús
  • O projeto visa minimizar ao máximo a possível exposição dos usuários à COVID-19 adotando medidas para melhorar e renovar o ar dentro da Casa
  • Fernando Prados, diretor-geral de Hospitais e Infraestruturas de Saúde da Comunidade de Madrid, visitou a Casa Ronald McDonald de Madrid para conhecer o projeto em primeira mão

A Fundação Elecnor, em parceria com o Instituto Infantil Ronald McDonald, lançou um projeto de tratamento do ar na área interna da Casa Ronald McDonald de Madrid, situada no Hospital Universitário Infantil Niño Jesús. O objetivo é melhorar a qualidade do ar eliminando os agentes poluentes prejudiciais à saúde das pessoas especialmente vulneráveis que moram nesta Casa. Desta forma, pretende-se não só proporcionar conforto e saúde, mas também criar um ambiente com ar renovado e limpo, livre de partículas nocivas.

O projeto denominado “Nos importa el aire que respiras”, busca minimizar ao máximo a possível exposição dos usuários ao coronavírus adotando medidas para melhorar e renovar o ar, além de outras ações complementares. Todas estas medidas serão aplicadas num edifício de 3.000 m2 que oferece hospedagem gratuita às famílias que residem longe dos hospitais onde seus filhos recebem tratamento médico.

Fernando Prados, diretor-geral de Hospitais e Infraestruturas de Saúde da Comunidade de Madrid, visitou as instalações, e destacou que “reduzir o consumo de energia e manter limpo o ar do ambiente interno é absolutamente imprescindível e reforça a qualidade do tratamento dado aos pacientes que utilizam este espaço. Ter um lugar onde as famílias possam ficar para acompanhar as crianças durante sua hospitalização e dispor de meios que melhorem a segurança do ar são, sem dúvida, aspectos que ajudam a melhorar sua experiência durante sua estadia aqui”.

A iniciativa gira em torno da saúde e do bem-estar das pessoas, da eficiência energética e da qualidade do ar de um edifício. Neste sentido, aposta na qualidade do ar nas áreas internas da Casa e vai ajudar a prevenir a propagação e contágio do SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Sendo assim, e no contexto da pandemia em que nos encontramos, ambas as instituições, junto com o parceiro tecnológico Aire Limpio, lançaram a campanha “Nos importa el aire que respiras”. A tecnologia implantada no projeto foi escolhida pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) no concurso “Projetos de P&D e Investimentos para lutar contra a emergência sanitária causada pela COVID-19”.

Durante seu desenvolvimento, o projeto levou em consideração as recomendações de agências internacionais e organizações profissionais competentes com experiência comprovada, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou a Federação das Associações de Qualidade do Ar em Ambientes Internos (FEDECAI).


Monitoramento da qualidade do ar interno.

As novas instalações incluem um sistema de monitoramento para conhecer e medir continuamente as diferentes variáveis da qualidade do ar. Estes dados são recebidos em tempo real pelos gestores da Casa Ronald McDonald, que podem intervir nos sistemas de ventilação para adequá-los às necessidades de cada momento.

O sistema, projetado pela Aire Limpio, fará o monitoramento de partículas, compostos orgânicos voláteis, umidade relativa e temperatura através de sensores. Estes sensores reduzem significativamente o tempo de detecção da contaminação através de um processo automático de amostragem, monitoramento e detecção, já que estão conectados ao sistema de monitoramento e recebem alertas caso seja detectada alguma contaminação.

A Fundação Elecnor e o Instituto Infantil Ronald McDonald assinaram um acordo de colaboração em 2013 para implementar medidas de eficiência energética no projeto de construção da Casa Ronald McDonald em Madrid.


Sobre a Fundação Elecnor

Desde sua fundação em 2008, a Fundação Elecnor vem se consolidando como o principal instrumento de Responsabilidade Corporativa da Elecnor. Suas ações específicas - desde o fornecimento de recursos energéticos e hídricos a populações em áreas remotas das Américas e da África ao apoio ao progresso do sistema educacional espanhol - ilustram o desejo de servir à sociedade que inspirou sua criação, dirigida especialmente às comunidades carentes e aos jovens talentos dos cursos universitários e de formação profissional da Espanha. Para mais informações acesse www.fundacionelecnor.com

Para mais informações:
Jorge Ballester
Director de Relaciones con los Medios y Comunicación Interna
jballester@elecnor.com
Tel. 91 417 99 00


Sobre o Instituto Infantil Ronald McDonald na Espanha

O Instituto Infantil Ronald McDonald faz parte de uma organização internacional, a Ronald McDonald House Charities®, que trabalha com vários programas destinados à melhoria da saúde e do bem-estar de crianças doentes e suas famílias. Atualmente existem 384 Casas e 265 Salas Familiares Ronald McDonald® em 62 países do mundo. Desde 1997 quando foi fundado na Espanha, o Instituto tem sido uma referência na criação de programas de bem-estar e apoio às famílias. O Instituto, através das quatro Casas Ronald McDonald que tem na Espanha, em Madrid, Barcelona, ​​Málaga e Valencia, oferece alojamento gratuito às famílias que se veem obrigadas a ir a outras cidades para que seus filhos pequenos recebam tratamento médico. Desde 2002, estas Casas já receberam mais de 11.800 famílias e mais de 25.500 pessoas foram atendidas.

O Instituto possui ainda três Salas Familiares na Espanha, no serviço de Neonatologia do Hospital Universitário La Paz de Madrid, no Hospital Infantil Vall d'Hebron de Barcelona e recentemente abriu outra no Hospital Clínico Universitário Virgen de la Arrixaca de Murcia. Conheça nosso trabalho em fundacionronald.org

Para mais informações:
Rocío Balsón
Responsable de Comunicación y Marketing
rocio.balson@es.mcd.com / 686204403


Sobre a Aire Limpio

A Aire Limpio é um grupo de empresas especializado em Qualidade do Ar em Ambientes Internos especializado em saúde e bem-estar das pessoas, eficiência energética e qualidade do ar em edifícios. Pioneira em seu setor na Espanha, há duas décadas gerencia a qualidade do ar interno de mais de 300 grandes edifícios comerciais, 140 hospitais, 300 ambientes isolados (UTI, quartos de isolamento, laboratórios, etc.) que reduzem a capacidade de contágio e mais de 340 colégios. Desde sua fundação, tem apostado em pesquisa e inovação como elementos diferenciais, com mais de 4 milhões de euros investidos em diversos projetos, como o que desenvolve em parceria com o CIEMAT sobre fotocatálise contra o SARS-COVID-19. A Aire Limpio é dona da Ambisalud, consultora especializada em qualidade do ar interno de edifícios e hospitais, e em fevereiro de 2021, a Aire Limpio adquiriu a empresa Commtech, o que lhe permitiu incorporar às suas atividades o comissionamento, implantação e auditoria de sistemas e instalações em todos os tipos de edifícios e ambientes.

Para mais informações:
Policarpo González del Valle
Director Socio

Notícias
Últimas Notícias
Fechar