Lançamento do projeto H2OMe Angola

08/02/2016

O projeto H2OMe, módulo sustentável multifuncional desenvolvido pela P&D+i da Elecnor para o fornecimento de água potável, terá brevemente uma primeira localização fora da Espanha: Angola. Ali iniciou o percurso com a assinatura de um convênio de colaboração da Fundação Elecnor com a Fundação Eduardo dos Santos (FESA) que permitirá a instalação do sistema em Gove, muito perto da central hidroelétrica em cuja reabilitação Elecnor interveio há alguns anos.

Tanto este ato como todos os atos nos dias seguintes (entre eles o de colocação da primeira pedra) tiveram um especial significado para a Fundação Elecnor e para o Grupo, justamente no ano em que o Grupo Elecnor celebra o 25º aniversário da implantação estável naquele país.

Assinatura do convênio 

A formalização do convênio de colaboração entre a Fundação Elecnor e FESA foi realizada na sede desta última. Os assinantes foram, por parte de FESA, a sua Vice-presidente, María Antonia Nelumba e, pela Fundação Elecnor, o Conselheiro Delegado, Rafael Martín de Bustamante. Esteve também presente o Presidente de FESA, Ismael Diogo da Silva. 

Ao longo do ato, o máximo representante da Fundação Elecnor interveio para afirmar, entre outras coisas: “É um dia importante para a Elecnor porque hoje se torna um pouco mais realidade o espírito inovador, a vocação empreendedora e o sincero compromisso social com que nasceu, há 8 anos, a Fundação. Valores todos eles inspirados por uma clara vontade de serviço à sociedade, com especial orientação para os grupos mais vulneráveis”. E sobre o projeto em si e o seu significado, apontou: “Gostaria de sublinhar o grande simbolismo e significação do projeto, porque Angola será a primeira localização de H2OMe em África, constituindo uma nova marca da nossa sincera aposta neste grande país. Nova e permanente, porque o que a nossa Fundação procura não é solucionar temporariamente necessidades básicas, mas enfrentar de modo sistemático e sustentado no tempo”. 

Ato de colocação da primeira pedra 

Três dias depois, a 11 de fevereiro, a delegação da Fundação Elecnor se deslocou a Gove (Huambo), povoação onde vai ser instalado o projeto. 

Na chegada ao aeroporto já foi possível comprovar o entusiasmo com que os cidadãos daquela zona vivem a chegada do projeto. A delegação foi recebida pelo Diretor-Geral de Energia de Huambo e cerca de 100 mulheres vestidas com trajes típicos da província. Já em Gove, grande parte da população aguardava no terreno cercado para o ato da primeira pedra. Idosos, mulheres e crianças proporcionaram um excecional acolhimento com um ambiente de grande emotividade, sabendo que a chegada da água potável acabará com muitos problemas de saúde.

No ato da primeira pedra foi enterrada uma urna que continha um jornal do dia, umas moedas e o projeto técnico. Após os discursos institucionais, Oscar Ajenjo, Gerente de Elecnor Angola, realizou uma apresentação do projeto. Também nesta ocasião foi possível comprovar o poder de convocatória de FESA com os mídia e autoridades locais. 

Recepção do Vice-governador de Huambo 

Depois do ato de primeira pedra, os representantes da Fundação realizaram uma breve visita à central hidroelétrica de Gove que, como é sabido, foi reabilitada pela Elecnor após dois anos de trabalhos que terminaram em 2012. A instalação de H2OMe tem como objetivo, precisamente, potabilizar água procedente daquela central e distribuir a água aos cerca de 10.000 habitantes da zona.  

Posteriormente, a delegação voltou à capital Huambo, onde o Vice-governador dos Assuntos Econômicos, Joaquim Rodrigues da Conceição, a recebeu. 
Neste ato foi feita a entrega da documentação oficial do projeto à FESA, que inclui a venda pública do terreno a FESA para o projeto e a licença de construção. 

Recepção na residência da Embaixadora espanhola em Luanda 

Para finalizar os atos do lançamento do projeto H2OMe, Julia Alicia Olmo e Romero, Embaixadora de Espanha em Angola, organizou um cocktail na sua residência para apresentar o projeto. Compareceram cerca de 40 pessoas do governo, empresas públicas e vários embaixadores da América Latina. O Gerente de Elecnor Angola, Oscar Ajenjo, voltou a realizar uma apresentação do projeto depois da projeção do vídeo do mesmo.

Terminava assim uma intensa semana que representou um importante impulso para a Fundação Elecnor e o seu empenho de universalizar o sistema H2OMe, em um momento em que é tomada plena consciência dos problemas de fornecimento de água potável que padece mais da metade da população mundial.

Notícias
Últimas Notícias
Fechar